O Terminal Central de Macaé recebeu, nesta quarta-feira, 5, uma ação em alusão ao Dia Municipal de Conscientização de Crianças e Adolescentes sobre o risco do Tabagismo, que será celebrado na próxima terça-feira, 11.
O evento, que faz parte do calendário da cidade, contou com uma tenda própria para fotos do Instagram, onde os usuários do transporte público municipal e trabalhadores que circulam pelo Terminal receberam informações com linguagem objetiva sobre o risco de fumar.
Durante a ação, a população que passou pelo espaço também pode tirar fotos e selfies com placas alusivas ao combate ao fumo e prevenção ao tabagismo, além de receber informações da equipe técnica da Prevenção e Controle do Tabagismo, da Secretaria de Saúde.
De acordo com a prefeitura, a tenda atraiu curiosidade e despertou interesse de jovens e idosos, que receberam orientações sobre o atendimento do programa, podem fazer fotos com acessórios e informações para frequentar a rede pública municipal de Atenção Básica em Saúde.
Presentes, a gerente de Vigilância em Saúde, Elenice Sales, e as coordenadoras, Janaína Magalhães e Ana Paula Andrade, lembraram que o objetivo da ação foi atrair um público diverso, principalmente o jovem, utilizando uma linguagem diferenciada com destaque para prevenção e combate ao tabagismo.
“Quem tiver o desejo de parar de fumar poderá procurar atendimento gratuito com os profissionais da área técnica da Prevenção e Controle do Tabagismo, que funciona na Rua Visconde de Quissamã, 482, no Centro. De acordo com registros, no último trimestre foram cerca de 60 atendidos. Conforme o perfil, cada usuário recebe tratamento específico após a anamnese. O atendimento é oferecido gratuitamente de segunda à quinta, das 7h às 17h; e às sextas, das 7h às 13h. O local conta com uma equipe multidisciplinar, composta por profissionais como enfermeiro, fisioterapeuta, psicólogo, dentista e administrativo. Outras informações são repassadas no telefone (22) 2762-0413”, explicou a prefeitura.
Ainda de acordo com a prefeitura, a campanha preconiza o tratado internacional da Convenção-Quadro para o Controle do Tabaco, que enfatiza exatamente a promoção de ambientes livres de tabaco no mundo.