Mídias Sociais

Política

Macaé consolida seu papel como referência nacional na “transição energética” durante a Rio Oil & Gas

Publicado

em

 

O papel de Macaé na participação nacional das etapas da “transição energética”, com investimentos de 25 bilhões de reais nos próximos 5 anos, ganhou evidência global com a participação da prefeitura como expositora na Rio Oil & Gas, considerada a 2ª maior feira mundial do mercado offshore.

Encerrada na última quinta-feira, 29 de setembro, a Rio Oil & Gas aconteceu no Rio de Janeiro e contou com um estande da prefeitura, que recebeu delegações governamentais de países como Holanda, China, Itália, França e Angola, além de comitivas empresariais dos Estados Unidos, Inglaterra, Noruega, México e Suíça.

Segundo a prefeitura, com esses investimentos, Macaé terá quase um terço (1/3) do total de recursos privados que estão previstos para o Estado do Rio, com objetivo de alavancar o mercado nacional de óleo, gás e energia.

Com as portas abertas para o mercado internacional depois do período mais crítico da pandemia do coronavírus, a cidade também reforçou as ações da atual gestão visando fortalecer o ambiente de negócios na cidade, na região e no Estado.

“O saldo da nossa participação na Rio Oil & Gas é mais que positivo. Apresentamos, não só os projetos estruturantes como o porto (Terminal Portuário de Macaé, TEPOR), a nova planta do gás, e as 11 [Usinas] Termelétricas (UTEs). Somos também a cidade que vem desenvolvendo uma política de fomento à indústria, com incentivos fiscais definidos com o Governo do Estado, executando obras que melhoraram a nossa infraestrutura, oferecendo serviços de qualidade em Saúde, Segurança Pública e Educação. Estamos preparados para receber as empresas que desejam participar do nosso ambiente de negócios”, avaliou o prefeito de Macaé, Welberth Rezende (CIDADANIA).

O município lembra que a construção da UTE Marlim Azul, 1ª termelétrica de 11 projetos já licenciados para se instalar em Macaé, foi apresentada na Rio Oil & Gas como a consolidação do Parque Térmico Sudeste, projeto que promove a transição energética do país, ao utilizar gás natural como fonte de produção de energia.

A prefeitura ressalta que o chamado “hub do gas” também já foi licenciado e inclui os terminais de carga e de tancagem do TEPOR, integrado à Unidade de Processamento de Gás Natural (UPGN) Vagflex, atraíram os interesses de companhias internacionais que visitaram o estande de Macaé na Rio Oil & Gas.

“Macaé já tem um portfólio consolidado de projetos que já estão em fase de instalação e que promovem, em definitivo, o processo de transição energética nacional. Foram dias de muito trabalho aqui na Rio Oil & Gas, de networking e de encontros com delegações internacionais que irão se desdobrar em visitas oficiais à nossa cidade. Estamos preparamos para receber todos os investidores que hoje já reconhecem o nosso protagonismo no cenário global de energia”, comentou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda de Macaé, Rodrigo Vianna.

O município aponta ainda que, além dos projetos voltados à produção de energia através do gás natural, a cidade conta com programas de estímulo a sistemas de energia renovável mapeados durante os 4 dias da Rio Oil & Gas.

“Macaé tem o potencial de implantar diversos sistemas de geração de energia, em especial os sistemas renováveis, que já são realidade em nossa cidade. E participar da Rio Oil & Gas nos permite conhecer novos produtos que já estão em fase de implantação no mundo”, afirmou o secretário adjunto de Políticas Energéticas, Thiago Rocha.

Em seu estande na feira, Macaé apresentou também projetos estruturantes e programas de incentivo à qualificação da mão de obra local, considerada como uma das principais competências da cidade ofertada às empresas que desejam se instalar no município.

“Esse network proporcionado pela feira é importante para que possamos apresentar o nosso trabalho de conectar a mão de obra local às oportunidades geradas pelas empresas que chegam à nossa cidade. O nosso objetivo principal aqui é identificar essas novas demandas de contratações e já preparar os profissionais de Macaé para atender as grandes empresas de energia que se preparam para se instalar no nosso município”, acrescentou a secretária adjunta de Trabalho e Renda, Sabrina Nunes.

Na participação de Macaé na Rio Oil & Gas, também foram apresentados projetos voltados à qualificação profissional, propostas de assinatura de termos de cooperação para desenvolver intercâmbio entre pesquisadores, projetos de sustentabilidade, novas agendas de visitas de delegações governamentais, e projetos de um novo campus universitário, entre outros.


Clique Diário

E. L. Mídia Editora Ltda
CNPJ: 09.298.880/0001-07
Redação: Rua Tupinambás 122 Gloria – Macaé/RJ

comercial@diariocs.com
(22) 2765-7353
(22) 999253130

Mais lidas da semana