Depois de perder as eleições de 2012 para o atual prefeito, André Granado (PMDB), o grupo de apoio do então prefeito, Mirinho Braga (PDT) se separou para disputar as eleições de 2016, em Búzios. Agora na disputa estão o ex-prefeito, Mirinho Braga, seu ex-vice-prefeito, Alexandre Martins (PRB) e ainda Felipe Lopes (DEM), esse último na época era o vereador da base do governo e hoje é vereador de oposição, todos novamente contra André Granado .
Apesar da separação, nos bastidores da política buziana, a quem jure que tudo não passa de uma estratégia e que o grupo irá se reunir novamente, após as eleições, tanto que o suposto grupo está sendo chamado de 47; uma referencia a soma dos números dos seus respectivos partidos: 12,10 e 25.
O ex-prefeito Mirinho Braga chegou a conclamar em seu último comício que a oposição se una em torno dele, deixando claro que ele só aceitaria essa reunião tendo ele como liderança do antigo grupo que voltaria a se unir para tentar vencer o atual prefeito André Granado.
“Este palanque está aberto para os que quiserem somar pela cidade. Mas tenho a consciência e responsabilidade de que nós somos o único candidato para derrotar esse que aí está”, disse.
No entanto, Felipe Lopes, ao que parece, não está satisfeito em unir-se a Alexandre Martins como indica postagens de correligionários no Facebook mudando a expressão 47 para 27, o que sugeriria uma suposta união somente entre o grupo 12 e o 25, excluindo Alexandre Martins. Mas ao mesmo tempo a analise das ruas é de que Alexandre não se uniria ao grupo novamente comandado por Mirinho, o que o deixaria mais uma vez à sombra do antigo aliado. Seria preferível perder pra André e ocupar o espaço que inevitavelmente será deixado por Mirinho caso seja derrotado mais uma vez nas urnas.
Diante do clima de confusão entre os opositores, André parece não estar se importando, e levando sua campanha adiante tendo o crucial apoio do presidente da Câmara de Vereadores de Búzios, Henrique Gomes( PP), que trouxe para o grupo 15 três vereadores com mandato: Messias, Lorran e Joice, todos do PP.