Aproximadamente 600 quilos de lixo foram recolhidos na Praia do Peró, em Cabo Frio, neste sábado, 30, durante um mutirão de limpeza realizado pela campanha "Dia Mundial Mares Limpos". A ação faz parte do Programa Bandeira Azul, que visa fazer com que a Praia do Peró entre para a lista dos balneários ambientalmente corretos do mundo, e garante aos turistas a qualidade do destino que serve como referencial para a definição de roteiros.
De acordo com a organização cerca de 900 pessoas participaram da atividade, que contou com equipes de mergulho e canoas havaianas, no mar, e na terra, nas trilhas e caminhadas. O mutirão contou ainda com a participação de todas as esferas do município e também do ex-medalhista olímpico, Lars Grael.
Para o coordenador do Projeto Bandeira Azul, Carlos Magno Maiques, a iniciativa foi um sucesso. "Foi fantástico e muito positivo, atingimos as metas propostas e ver que todos participaram desde as escolas até os empresários da rede hoteleira e outros representantes da cidade foi muito positivo", finalizou ele.
Sobre a bandeira azul - O selo Bandeira Azul é concedido pela Fundação para a Educação Ambiental (FEE, na sigla em inglês) às melhores praias urbanas e marinas do mundo, e conta hoje com apoio de diversas instituições internacionais. No Brasil é operado pelo Instituto Ambientes em Rede, com sede em Florianópolis/SC.
Cabo Frio já cumpriu diversas etapas e está na fase final para receber o resultado. O município aguarda o pronunciamento do juri nacional, que avalia a candidatura da Praia do Peró. Após esse laudo, o juri internacional dará a palavra final sobre a certificação. De acordo com o coordenador Carlos Magno, em cerca de 30 dias a cidade obterá o resultado final sobre a certificação.