Mídias Sociais

Política

Anúncio da inclusão do aeroporto de Macaé em lista de leilões do governo federal anima o município

Publicado

em

 

Oficialização da inclusão do aeroporto de Macaé na lista deixa mais próxima solução para problema da pista

 

Tunan Teixeira

Finalmente. O aeroporto de Macaé já tem data para ser leiloado, trocando a administração, que atualmente é feita pela Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), e que passará para a iniciativa provada em 2018.

A decisão foi confirmada com a divulgação de uma lista, que ainda tem diversos aeroportos em todo Brasil e a Casa da Moeda, e que definiu o lançamento do edital de concessão e o leilão, respectivamente, para o segundo e o terceiro trimestre do ano que vem.

“(O aeroporto) É uma realidade. O porto ainda está longe, porque precisa de muitas coisas, precisa de licenciamento, precisa construir, e isso leva tempo. Mas o aeroporto não. O aeroporto já está pronto. E hoje, ele é muito mais importante para Macaé do que o porto”, comentou o Prefeito de Macaé, Dr. Aluízio (PMDB).

A grande expectativa em torno da abertura para a concessão do aeroporto é fruto da possibilidade de que a iniciativa privada possa resolver um antigo problema de infraestrutura e logística da cidade: a pista de pouso e decolagem, que deixou de receber voos comerciais de passageiros em 2015.

De acordo com o prefeito e com a própria Infraero, o problema da pista é estrutural, já que o aeroporto foi construído sobre uma área alagadiça. Além disso, a massa asfáltica da pista não suporta as aeronaves usadas pelo mercado brasileiro e internacional, mas a Infraero sempre protelou a reforma, devido ao altíssimo custo.

Com a concessão no ano que vem, a expectativa do governo é que já em 2019, o aeroporto volte a receber voos comerciais de passageiros, sendo mais uma ferramenta do governo municipal para atrair investimentos, já que é considerado um gargalo logístico pela indústria do petróleo.

“É muito importante para a cidade que a pessoa que trabalha aqui na indústria do petróleo ou em outra área, possa pegar um voo daqui para o Rio, depois para Campinas, para São Paulo, sem passar pela BR-101. Isso faz muita diferença. É mais um grande atrativo para a indústria e para a cidade”, avaliou o prefeito.

Foto: Igor Faria


Clique Diário

E. L. Mídia Editora Ltda
CNPJ: 09.298.880/0001-07
Redação: Rua Tupinambás 122 Gloria – Macaé/RJ

comercial@diariocs.com
(22) 2765-7353
(22) 999253130

Mais lidas da semana