Todos os cursos são gratuitos e sem taxa de inscrição para a seleção
Bertha Muniz
A Secretaria de Educação de Macaé lançou ontem (16) o edital para 640 vagas em22 cursos de qualificação. As oportunidades são para as seguintes áreas: informática básica (20), artes em tecido e linhas feitos a mão (20), técnicas avançadas de artes com tecido e linhas feitos a mão (25), corte e costura básico (25), esculturas em biscuit (25), técnicas avançadas de esculturas em biscuit (25), cabeleireiro básico (25), cabeleireiro avançado (25), design sobrancelha (25), barbeiro (25), manicure e pedicure (25), auxiliar de saúde bucal (40), cuidador de idoso (40), espanhol básico (30), conversação em espanhol (30), matemática básica I (30), matemática básica II (30), educação financeira (40), técnicas básicas de administração e logística (40), técnicas básicas para os serviços de recepção (40), noções básicas da ciência da medição: metrologia industrial, na saúde, científica e legal (20). Todos os cursos são gratuitos e sem taxa de inscrição para a seleção.
Para se inscrever basta ir até a sede do antigo Cetep, localizado na Rua Alfredo Backer, 363, Centro, das 8h às 17h, com duas fotos 3x4, cópia da identidade e CPF, comprovante residencial e comprovante de escolaridade, ficha de Inscrição devidamente preenchida (modelo disponível no site da Prefeitura de Macaé), cópia do comprovante de escolaridade (Histórico), declaração de matrícula para quem ainda está estudando ou declaração de série cursada.
De acordo com a secretária de Qualificação Profissional, Leandra Lopes, todos os cursos ofertados são gratuitos e todo material didático referente aos conteúdos teóricos dos cursos são fornecidos pela secretaria. "A previsão é que os cursos comecem na segunda-feira (28). Os cursos tem, em média, a duração de dois a três meses para conclusão e, no final de cada curso, o aluno receberá um certificado de formação para apresentação no mercado de trabalho. Os cursos de auxiliar de saúde bucal e cuidador de idoso terão aulas práticas na "Casa do Idoso". Já os cursos de cabeleireiro e barbeiro são realizadas aulas práticas no próprio espaço, um "salão" dentro do Centro de Qualificação", ressaltou Leandra.
Um dos cursos que ganhou destaque no primeiro semestre de 2017 foi a formação para Auxiliar de Saúde Bucal (ASB) que teve início no mês de maio e tem previsão de término para o mês de setembro. Com 300 horas de carga horária e uma equipe multidisciplinar formada por três dentistas especialistas, uma enfermeira, um técnico, instrutor de materiais e um técnico de anatomia e necropsia, o curso conta com a parceria do Centro de Especialidades Odontológica(CEO) e a Secretaria de Ensino Superior.
“O curso acontece na terça, quarta e quinta-feira em dois turnos, sendo eles, tarde e noite e os 100 inscritos foram divididos em duas turmas. Os alunos estão muito entusiasmados e dedicados ao curso. Durante os oito módulos eles vão entender o conceito da profissão, terão aula de ética profissional, marketing e relações humanas no trabalho, administração em odontologia, especialidades odontológicas, anatomia, funções periodontais e instrumentos, equipamentos e materiais dentários, biossegurança e fundamentos da enfermagem", ressaltou Leandra.
MATERIAIS DIDÁTICOS
O material didático referente aos conteúdos teóricos dos cursos será fornecido gratuitamente pelo órgão. Já os materiais de consumo e permanentes necessários para as práticas individuais de alguns cursos deverão ser adquiridos pelos alunos, conforme orientação dos professores nos primeiros dias de aula.
Para o curso de Auxiliar de Saúde Bucal, o seguro para realização do estágio, será de responsabilidade do aluno.
DEMANDA
A Secretaria Adjunta de Qualificação Profissional (antigo Cetep) atende, atualmente, cerca de 700 alunos participantes dos 22 cursos que acontecem de segunda a sexta-feira, nos turnos da manhã, tarde e noite. Com duração média de três meses, os cursos oferecidos seguem eixos como ambiente e saúde, comunicação e informação, produção cultural e design, gestão e negócios, desenvolvimento educacional e social, turismo, hospitalidade e lazer, desenvolvimento educacional e social, controle e processos industriais e produção alimentícia. Entre os mais procurados estão os da área de beleza, como cabeleireiro básico,cabeleireiro avançado,auxiliar de cabeleireiro com ênfase em escovação e design de sobrancelha.