Mídias Sociais

Política

Projeto Eleitor do Futuro em Macaé estimula a cidadania

Publicado

em

 

Macaé se destaca no Estado por ser uma das poucas cidades selecionadas pela Escola Judiciária e que apresentou uma adesão expressiva de alunos no projeto.

 

O clima de eleição começou a agitar a rede municipal com o projeto Eleitor do Futuro. A votação foi iniciada nesta terça-feira (8) no Ciep Municipal Maringá (Campo do Oeste), segue nesta na quarta-feira (9) no Colégio Professora Maria Isabel Damasceno Simão e na quinta-feira (10) na Escola Polivalente Anísio Teixeira. A programação continua no dia 14 no Ciep Municipal Leonel de Moura Brizola (Barra). Macaé se destaca no Estado por ser uma das poucas cidades selecionadas pela Escola Judiciária e que apresentou uma adesão expressiva de alunos no projeto.

Durante a votação são escolhidos representantes dos partidos "Vida e Saúde", "Liberdade, Respeito e Dignidade", "Esporte, Lazer e Integração da Comunidade Escolar", "Segurança Pública e Combate à Violência" e "Educação, Profissionalização e Cultura". A diplomação dos eleitos acontece dia 23, às 10h, no Teatro Municipal.

O programa Eleitor do Futuro quer despertar nos alunos das turmas de 9º ano, o interesse de participar de forma responsável e consciente sobre o processo político; conhecer a organização estrutural de um processo eleitoral e simular os trâmites legais de uma eleição.

Mobilização - Durante a votação simulada, os alunos usaram o título de eleitor fictício elaborado e distribuído pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE). Nos corredores e pátios do espaço escolar se encontravam alunos com materiais das eleições como adesivos dos partidos afixados nas camisas e debates sobre as propostas. A movimentação do processo eleitoral recebeu atenção especial dos fiscais e mesários, que tiveram acesso a urnas eletrônicas, boletins, caderno de votação e até mesmo entrega de comprovante eleitoral.

Os alunos Eduarda Gregório e Jonatan Silva foram mesários que atuaram com disposição na eleição. Para Jonatan, a votação teve um gostinho especial. "Depois que me envolvi no processo eleitoral, decidi ter logo em mãos o título de eleitor. E se for convocada para trabalhar como mesário nas eleições reais eu vou adorar", conta o estudante de 15 anos.

Alunos debatem temas como educação e cultura

Para dar mais realidade ao processo eleitoral, os alunos promoveram comícios e debates, além de terem produzido material gráfico na campanha. A elaboração das propostas seguiu orientações do secretário de Educação, Guto Garcia, que ministrou oficinas para os alunos. As cartas de intenções serão encaminhadas aos gestores públicos municipais.


Clique Diário

E. L. Mídia Editora Ltda
CNPJ: 09.298.880/0001-07
Redação: Rua Tupinambás 122 Gloria – Macaé/RJ

comercial@diariocs.com
(22) 2765-7353
(22) 999253130

Mais lidas da semana