Cadastramento acontece das 10h às 16h na Escola Marli Capp, promovido pela Secretaria de Cultura de Cabo Frio
Bertha Muniz
Com o objetivo de facilitar a confecção do cartão para os moradores da localidade, a Secretaria de Cultura de Cabo Frio realiza no sábado e domingo (29 e 30) o cadastro para a emissão do cartão do artesão no distrito de Tamoios, em parceria com a Secretaria Estadual de Turismo. O evento vai acontecer na Escola Marli Capp, das 10h às 16h, e atenderá moradores das localidades próximas a Unamar.
Para realizar o cadastro os interessados devem chegar no local da inscrição até às 10h, ter mais de 16 anos, apresentar foto 3x4, original e cópia da identidade, o Cadastro de Pessoa Física (CPF) e comprovante de residência em nome do requerente. A subsecretária adjunta de Turismo do Estado, Néia Marioz, ministrará uma palestra na qual apresentará o programa do cadastro. Para os artesãos se habilitarem para retirar a carteira, é necessário que eles participem dessa palestra.
Cada artesão deverá levar até três peças de cada técnica já produzida e uma inacabada para finalização no ato do cadastro para demonstração de habilidade manual para comprovação técnica. Quem se cadastrou antes do ano de 2015 também tem que atualizar os dados.
A emissão da Carteira é totalmente gratuita, válida como identidade em todo território nacional e insere automaticamente o artesão no Sistema de Informações Cadastrais do Artesanato Brasileiro (SICAB), que tem por objetivo fornecer informações necessárias para implantação de políticas públicas para a categoria. Além disso, o órgão também promove o empreendedorismo e a disseminação da prática do artesanato.
O cadastro é gratuito e é uma parceria com a Secretaria Estadual de Turismo (Setur-RJ/TurisRio). A Escola Marli Capp fica na Rua E, Quadra 15, 20 – Unamar.