Mídias Sociais

Destaque

Câmara de Macaé rejeita convocação de outros 2 secretários municipais nessa quarta-feira, 14

Publicado

em

 

Bancada governista chama enxurrada de requerimentos de banalização das convocações de secretários

 

Foto: Igor Faria

 

 

Tunan Teixeira

 

Como jê vem acontecendo toda semana, nessa quarta-feira, 14, mais uma vez a oposição da Câmara de Macaé usou de problemas isolados na cidade para tentar convocar membros do governo municipal para virem prestar esclarecimentos aos vereadores.

E como também vem acontecendo, os dois requerimentos foram rejeitados pela bancada governista que acusou a oposição de estar banalizando a convocação dos secretários à Casa, gerando muitos debates.

Um dos requerimentos pedia a convocação do Secretário de Infraestrutura, Celio Chapeta, e o outro, pedia a do Secretário Adjunto de Alta e Média Complexidade, Dr. Leandro Soares, responsável pelo Hospital Público Municipal (HPM).

Os argumentos para a convocação de ambos foram criticados pela bancada governista, que votou contrário nos dois requerimentos, respectivamente, de autoria dos vereadores George Jardim (PMDB) e Marvel (REDE).

Segundo a bancada, a oposição estaria utilizando o artifício regimental para constranger os gestores ao invés de buscar explicações para eventuais dúvidas sobre a administração, como ponderou o vereador Welberth Rezende (PPS).

“Toda semana a oposição convoca um secretário. Imagina se eles tiverem que parar de trabalhar toda semana para vir aqui responder perguntas dos vereadores? E ainda mais sendo perguntas que os vereadores poderiam ir até os gabinetes dos secretários para fazer. Se eu for ao HPM 5 vezes na semana, na parte da manhã, serei atendido pelo Dr. Leandro 5 dias da semana. Célio Chapeta a mesma coisa. Está lá na secretaria todo dia de manhã. Será que os vereadores estão indo lá? É só ir. Ficar convocando secretário toda hora banaliza a convocação. Se fosse lá várias vezes e dissesse que o secretário se nega a receber, aí tudo bem, vamos convocar. Mas assim não”, defendeu Welberth.

O líder da bancada do governo, Dr. Márcio Bittencourt (PMDB), também criticou alguns discursos da oposição, principalmente de George Jardim, que acusou a bancada do governo de não se sensibilizar com os pedidos da população.

“Isso é jogar para a plateia”, disparou Dr. Márcio. “Faz parte do jogo político. E quando vereadores aqui eram da situação, também votavam contra convocação de secretário. Agora que estão na oposição, votam a favor”, concluiu.

Segundo os vereadores governistas, a posição é democrática, por se tratar de uma decisão colegiada, ou seja, que depende dos votos da maioria. Para o experiente vereador, Paulo Antunes (PMDB), que está em seu 7º mandato da Câmara de Macaé, os requerimentos, apesar de banalizarem as convocações, são válidos, pois, segundo o parlamentar, fazem parte do papel da oposição, que é o de pressionar o governo.

Um fato curioso, porém, foi protagonizado pelo vereador Val Barbeiro (PHS), e aconteceu durante a discussão sobre a convocação de Dr. Leandro, responsável pela administração do HPM.

Na oposição, Val, que tem marcado seu mandato por sua sinceridade e franqueza simples nos debates políticos da cidade, votou contra o requerimento de seus colegas de bancada, e ainda elogiou o serviço realizado pelos profissionais do HPM.

“Em todos os hospitais que eu já fui, seja fora do país ou fora da cidade, eu nunca fui tão bem atendido como eu sou bem atendido no HPM. Nunca vi atendimento igual. E não estou falando como vereador não. Estou falando como atendente de lanchonete e como barbeiro, que sempre foi muito bem atendido no HPM”, declarou Val.

Nos dois requerimentos, a convocação foi rejeitada pela maioria. Na primeira, por 8 votos a 6, e da segunda, por 9 votos a 4, depois que Dr. Luiz Fernando (PTdoB) deixou a sessão ainda em andamento.


Clique Diário

E. L. Mídia Editora Ltda
CNPJ: 09.298.880/0001-07
Redação: Rua Tupinambás 122 Gloria – Macaé/RJ

comercial@diariocs.com
(22) 2765-7353
(22) 999253130

Mais lidas da semana