Mídias Sociais

Política

Novas pesquisas: Lula amplia liderança na disputa pela presidência da república

Publicado

em

Presidente Lula mantém vantagem na corrida eleitoral contra senador Flávio Bolsonaro. Reprodução / Montagem
 

Uma nova pesquisa eleitoral divulgada nessa terça-feira, 16, realizada pela CNT/MDA, apontou vantagem do presidente Lula (PT-SP) na corrida pela reeleição diante deu seu pretenso maior adversário, o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ).

Com 41,8%, o presidente terminaria o 1º turno com quase o dobro das intenções de votos do filho do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL-RJ), que somou apenas 28,2% e vem caindo nas pesquisas, especialmente depois das comprovações de ligações com Daniel Vorcaro, do Banco Master.

Além dos 2 candidatos apontados como favoritos para avançar ao 2º turno, a pesquisa traz Ronaldo Caiado (PSD-GO) na 3ª posição, com 4%, seguido de Romeu Zema (NOVO-MG) com 2,8%, Joaquim Barbosa (DC-MG) com 2,3%, Renan Santos (MISSÃO-SP) com 2%, Michel Temer (MDB-SP) com 1,9%, e Augusto Cury (AVANTE-SP) com 1,8%.

Realizada entre os dias 10 e 14 de junho, com 2.002 eleitores entrevistados, a pesquisa CNT/MDA aponta ainda que, em um eventual 2º turno entre Lula e Flávio Bolsonaro, o presidente manteria vantagem semelhante, lembrando que a margem de erro da pesquisa é de 2,2 pontos percentuais para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%.

Os dados reforçam os resultados de outra pesquisa, divulgada nessa segunda-feira, 15, realizada pelo Nexus/BTG Pactual, que apontava liderança de Lula contra Flávio Bolsonaro no 1º turno (42% contra 33%), e vitória petista no 2º turno.

A pesquisa Nexus/BTG Pactual testou ainda diversos cenários, com Lula contra 7 candidatos diferentes no 2º turno, com vitória do atual presidente da república em todos eles, com diferenças acima de 10% nas intenções de votos.

No 1º cenário, contra Flávio Bolsonaro, o petista venceria com quase 50% dos votos (49,3%) contra 36,8% do filho de Jair Bolsonaro, seguidos de 11,2% de eleitores que responderam que votariam em branco e nulo, e 2,7% de indecisos.

Nos outros 6 cenários de para um eventual 2º turno, Lula venceria Romeu Zema (48,8% x 31,6%), Ronaldo Caiado (48,4% x 32,2%), Renan Santos (49,3% x 28%), Augusto Cury (49,2% x 28%), Joaquim Barbosa (47,5% x 28,9%), e Michel Temer (49,5% x 24,9%), sendo o último cenário o que apresentou maior percentual de branco e nulos, com 20,8%.

As eleições gerais, quando serão eleitos o presidente da república, governadores, deputados estaduais e federais e senadores, estão marcadas para acontecer no próximo mês de outubro, tanto o 1º quanto o 2º turno.

Mais lidas da semana