Mídias Sociais

Cidades

Macaé inicia treinamento de agentes para uso de armas não letais

Publicado

em

 

Macaé deu início de forma oficial nesta semana ao treinamento dos agentes das secretarias Executiva de Segurança e Ordem Pública para o uso de armas não letais. A expectativa é que esses armamentos sejam utilizados em ações de policiamento do município, auxiliando os agentes nas ocorrências diárias e também possibilitando mais segurança à população.

A capacitação conta com a parceria da Secretaria de Gestão de Pessoas, que cedeu a Escola do Servidor para a aplicação de toda a didática. As aulas práticas estão sendo realizadas em espaços autorizados da cidade. A previsão é de que o treinamento seja contínuo e ofertado a todos os agentes que atuarão no policiamento urbano preventivo, conforme determinação do Supremo Tribunal Federal.

A primeira turma contou com 10 alunos e as aulas tiveram início no dia 22. A capacitação também treinará agentes nos dias 29 e 30, encerrando assim o ciclo de 2025. As aulas contam com turmas pequenas seguindo uma determinação do prefeito Welberth Rezende e dos dos secretários Tales Borges, da Segurança, e César Reis, da Ordem Pública. A ideia é que com turmas menores, a instrução seja melhor aplicada e absorvida pelos agentes.

Treinados pela Condor, no Rio de Janeiro, os instrutores que repassam os conhecimentos para esta capacitação são o coordenador GM Pires, o supervisor GM Moura e o subinspetor GM Vicente. No dia de ontem (23), as aulas práticas ocorreram no estande de tiros da Bravux. O Forte Marechal Hermes é outro espaço disponibilizado, ambos considerados ambientes seguros e propícios para este treinamento.

As armas utilizadas são as Defensor FR112 da Condor, sendo a Guarda Municipal de Macaé a primeira a adquirir e realizar treinamento com este equipamento, classificado como uma tecnologia não letal. Apesar de ser uma arma, sua munição é de elastômero (borracha), com o objetivo de conter indivíduos ou grupos que estejam oferecendo riscos à integridade das pessoas, autoridades, servidores e aos próprios agentes.

Macaé vem buscando adequação à Matriz Curricular Nacional de Formação da SENASP, conforme a Lei Federal nº 13.022/2014 e a Lei Federal nº 13.675/2018 (SUSP), onde há previsão legal para o uso de tecnologias não letais em situações em que a presença física do agente, a verbalização ou a imobilização não surtirem efeito, ou não sejam adequadas diante do nível de ameaça da conduta ilícita. Assim, é permitido o uso desse e de outros recursos tecnológicos, sempre com o objetivo de conter o conflito sem letalidade. O Curso atende à Lei Federal 13060/2014 e o Decreto 12341/2024, que estabelecem o uso da força policial, atendendo como princípio o uso de tecnologias não letais, cumprindo a aplicação de forma escalonada sem abuso de autoridade, apenas o uso da força proporcional à ameaça, para defesa da população e do próprio agente.


Clique Diário

E. L. Mídia Editora Ltda
CNPJ: 09.298.880/0001-07
Redação: Rua Tupinambás 122 Gloria – Macaé/RJ

comercial@diariocs.com
(22) 2765-7353
(22) 999253130

Mais lidas da semana