Antenada com o avanço digital, Rio das Ostras aprovou um projeto que prevê um conjunto de aprendizagens essenciais voltados a computação para alunos da rede municipal de ensino. A ação foi conduzida pela Secretaria de Educação, Esporte e Lazer, que instituiu o Referencial Curricular de Rio das Ostras da Computação, o RECRO Computação.
O projeto está em consonância com a Base Nacional Comum Curricular – BNCC, e tem por finalidade assegurar aos estudantes o direito ao letramento digital. Por meio dele, os alunos da rede municipal de ensino vão aprender a ler, escrever, calcular e programar, compreendendo os fundamentos da computação e sua utilização no dia a dia.
A ação prevê que o referencial dê suporte na elaboração, revisão e na adequação de Projetos Político-Pedagógicos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental em todas as suas etapas e modalidades.
O Referencial dará o suporte na elaboração, na revisão e na adequação dos Projetos Político-Pedagógicos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, em todas as suas etapas e modalidades.
Na Educação Infantil, o currículo deverá ser organizado a partir dos direitos de aprendizagem e desenvolvimento, assegurando experiências lúdicas e investigativas que favoreçam a introdução gradual da Computação. No Ensino Fundamental, as unidades escolares deverão incluir a abordagem da Computação de forma transversal, integradora e interdisciplinar.
A implementação do RECRO Computação terá o suporte da Secretaria de Educação, que tem como atribuição promover formações continuadas para os profissionais, assegurando o domínio dos fundamentos da Computação e de metodologias inovadoras de ensino, além de garantir apoio pedagógico e tecnológico às unidades escolares, disponibilizar materiais e recursos didáticos, digitais e analógicos, fomentar projetos e estabelecer parcerias.
O RECRO Computação pode ser conferido na íntegra na Resolução Semede nº 45, publicada na edição nº 1901 do Jornal Oficial (páginas 19 a 25).
Foto: Ákilla Ribeiro