Agricultores e pecuaristas de Quissamã participaram nesta semana de um encontro voltado à capacitação, orientação técnica e ao fortalecimento da produção rural local. O evento foi promovido pela Prefeitura por meio da Secretaria de Agricultura, Meio Ambiente e Pesca, em parceria com o Escritório Regional da Emater- RJ, no Parque de Exposições.
O prefeito Marcelo Batista esteve presente ao encontro acompanhado do secretário de Agricultura, Meio Ambiente e Pesca, Cosme Francisco Chagas. Também marcaram presença representantes de órgãos de fomento e assistência técnica, como a Emater-Rio, e do setor de crédito do Banco do Brasil. Também estiveram presentes o representante do Núcleo Regional de Defesa Agropecuária, Fernando Ferolla, e o vereador Luciano Pessanha.
Durante o evento foram realizadas palestras sobre temas estratégicos para o campo, como Alimentação Alternativa, com foco no uso de forrageiras e silagem; Crédito Rural, abordando linhas de financiamento e planejamento financeiro; e Documentação de Imóvel Rural, com orientações sobre regularização fundiária.
O prefeito Marcelo Batista destacou o compromisso da gestão municipal com o fortalecimento do diálogo e o apoio aos pecuaristas e produtores de leite de Quissamã, ressaltando o papel das ações integradas entre a Prefeitura e as instituições parceiras.
“Nosso objetivo é estar sempre próximos do produtor rural, ouvindo suas demandas e oferecendo condições reais para o crescimento do setor. A Patrulha Agrícola, o apoio técnico especializado e a parceria com órgãos como a Emater e o Núcleo de Defesa Agropecuária são instrumentos que consolidam nosso compromisso com o desenvolvimento e a transferência de tecnologia no campo”, afirmou o prefeito Marcelo Batista.
O secretário Cosme Francisco Chagas reforçou a importância da troca de conhecimento e da integração entre o poder público e os produtores.
“O Encontro de Produtores Rurais é um espaço de diálogo e aprendizado. Queremos que o agricultor e o pecuarista saibam que podem contar com a Prefeitura, que está de portas abertas para apoiar o desenvolvimento sustentável, melhorar a produtividade e garantir mais qualidade de vida no campo”, ressaltou o secretário.