Em Campos o poder público segue com o processo de modernização do Hospital Ferreira Machado (HFM). A unidade já recebeu recentemente um novo pronto-socorro e agora foi anunciado um novo setor de imunização especializado. O novo setor vai funcionar dentro do hospital e marca o início da segunda fase das obras, que vai contemplar setores importantes de apoio assistencial.
Segundo informações, o Centro de Referência para Imunobiológicos Especiais (Crie) vai contar com acesso externo, mas ainda assim integrado ao ambiente hospitalar do HFM. O setor ficará responsável pela aplicação de vacinas e imunobiológicos de uso especial, uma ação de governo para a garantia da saúde da população com doenças crônicas ou com o sistema imunológico comprometido.
A implantação para dentro do HFM atende a uma recomendação do Ministério da Saúde, que orienta que esse tipo de sala funcione em ambiente hospitalar, garantindo segurança e suporte imediato em caso de intercorrências durante a vacinação. O Crie é um setor especializado da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).
“O Crie sempre teve a recomendação de estar em ambiente hospitalar, e agora, com o novo espaço no Ferreira Machado, vamos conseguir atender a essa exigência. Isso traz mais segurança, especialmente para as crianças com alergias que precisam de acompanhamento especial. Em casos de reação imediata, a equipe poderá contar com o suporte médico do hospital. Além disso, teremos a possibilidade de ampliar o horário de funcionamento e atender também às demandas internas do HFM, como a aplicação de vacinas antitetânicas e imunoglobulinas”, explicou Leonardo Cordeiro, coordenador do Programa Municipal de Imunização da SMS.
O setor, que terá entrada pela Avenida XV de Novembro, funcionará de forma independente, com recepção e estrutura próprias, mas com interligação direta ao hospital em casos de emergência.
O superintendente de Planejamento, Inovação e Infraestrutura da Fundação Municipal de Saúde (FMS), Gilberto Nunes, ressaltou que a inclusão do Crie na segunda etapa da obra reforça o caráter regional do HFM e o compromisso da Prefeitura em modernizar toda a rede de saúde.
“Com o Crie, o Ferreira Machado passa a oferecer um serviço de imunização que vai muito além da rotina hospitalar. É um avanço para Campos e para toda a região, pois trata-se de um atendimento altamente especializado e seguro. A segunda fase da obra vem para consolidar essa nova estrutura do hospital, que se torna cada vez mais completo, moderno e preparado para diferentes tipos de atendimento”, destacou Gilberto.
Além do Crie, a segunda fase da reforma do HFM incluirá a implantação do novo setor de diagnóstico por imagem, com salas de raio-x, ultrassonografia, laudos e área de apoio para os profissionais.