Mídias Sociais

Meio Ambiente

Travessia Mico-Leão Dourado tem 1º trecho inaugurado em Silva Jardim

Publicado

em

 

A Associação Mico-Leão Dourado (AMLD) inaugurou, nesse fim de semana, em Silva Jardim, o 1º trecho da Travessia Mico-Leão Dourado, com uma caminhada de 14 quilômetros (km) até o centro do distrito de Aldeia Velha.

Contando com cerca de 80 pessoas, o lançamento da trilha ecológica aconteceu no último sábado, 8, no Parque do Mico-Leão Dourado, e contou com a participação de representante do Ministério do Meio Ambiente.

A trilha ecológica de longo curso, que será conectada à trilha “Volta ao Rio”, integrando paisagens de diferentes cidades do Estado, é uma iniciativa da AMLD, através do Projeto GEF Áreas Privadas, sob coordenação do Ministério do Meio Ambiente.

A iniciativa conta ainda com a parceria do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), e da Prefeitura de Silva Jardim, além de voluntários, que atuam no percurso, guiando e orientando os participantes.

Para a inauguração do 1º trecho, que vai do Parque do Mico, em Silva Jardim, até o centro do distrito de Aldeia Velha, o evento contou com a participação de 80 pessoas, que se inscreveram gratuitamente, e fizeram caminhada inaugural em meio à natureza.

Durante a caminhada, os participantes puderam ver 2 micos-leões-dourados, que é uma espécie ameaçada de extinção, deixando o passeio ainda mais especial e simbólico, como contou o coordenador de ecoturismo da AMLD, Anderson Ribeiro.

“É uma alegria muito grande ver todas essas pessoas aqui, com um só propósito, que é dar o pontapé inicial nessa tão sonhada Travessia Mico-Leão-Dourado, o tão sonhado destino ecoturístico do mico-leão-dourado”, comemorou Anderson Ribeiro.

Em entrevista ao G1, o diretor do Departamento de Áreas Protegidas (DAP), do Ministério do Meio Ambiente, Pedro da Cunha e Menezes, falou sobre a importância do evento, que aconteceu na sede da AMLD, em Silva Jardim.

“A principal ferramenta que existe para as pessoas se conectarem com a natureza são as trilhas. Cerca de 80% dos usuários de áreas naturais utilizam trilhas, e o Brasil ainda tem uma malha de trilhas muito pequena. Por isso, o Ministério do Meio Ambiente, por meio do Projeto GEF Áreas Privadas, tem essa política pública, que é a Rede Brasileira de Trilhas e Conectividade. Ela incentiva a criação de trilhas bem sinalizadas e bem manejadas, para que a população possa utilizá-las, entendendo um pouco sobre o que é conservação e, ao mesmo tempo, tomando um banho de cachoeira, vendo um mico-leão-dourado, ouvindo o canto dos pássaros”, explicou Pedro da Cunha e Menezes.


Clique Diário

E. L. Mídia Editora Ltda
CNPJ: 09.298.880/0001-07
Redação: Rua Tupinambás 122 Gloria – Macaé/RJ

comercial@diariocs.com
(22) 2765-7353
(22) 999253130

Mais lidas da semana