A Black Friday traz aos consumidores muitas oportunidades e descontos durante um curto período. Mas embora possa trazer vantagens significativas, é justamente nessa época que surgem muitos golpes, principalmente nas compras pela internet. Pensando nisso, a Secretaria Executiva de Defesa do Consumidor (Procon) Macaé está lançando um alerta e um guia prático para que a população aproveite a Black Friday com segurança.
A ação tem como objetivo combater a "maquiagem de preços" e proteger o consumidor contra fraudes e problemas comuns nesta época do ano. Segundo o secretário do Procon Macaé, Celso Mussi, a palavra-chave é planejamento.
"A Black Friday é uma excelente oportunidade, mas exige cautela. O Procon está com a fiscalização reforçada, e nossa principal mensagem ao macaense é: compre com inteligência e segurança. Não se deixe levar pela pressa. O planejamento é seu maior aliado contra as 'ciladas' de consumo, os direitos dos consumidores não estão em promoção. Exija o cumprimento da lei e compre de forma consciente", explicou o secretário.
De acordo com Celso, um dos maiores problemas nesse período é a “maquiagem de preços” ou a “metade do dobro”, situação onde os valores são elevados dias antes da promoção para que o desconto pareça maior.
“A dica de ouro é que o consumidor deve pesquisar o histórico de preços do produto nas semanas anteriores. Utilize sites ou aplicativos de comparação de preços para verificar o valor real antes da Black Friday. Se o preço de hoje for igual ou muito próximo ao de um mês atrás, o desconto não é verdadeiro”, ressaltou o secretário.
Mas sem dúvidas o maior número de golpes está na internet. Para esses casos, o Procon reforça a necessidade de vigilância. “Verifique a segurança do site, sempre procure o símbolo do cadeado na barra de endereço e confira se o link começa com https://. Desconfie de ofertas milagrosas, pois ofertas muito abaixo do preço de mercado ou links que chegam por WhatsApp/SMS podem ser fraudulentas”, disse o Procon.
Outra dica importante é ficar alerta a sites que aceitam pagamento somente via Pix ou boleto bancário sem identificação da empresa. Prefira sempre métodos de pagamento com maior segurança e possibilidade de estorno (como cartão de crédito).
O Procon Macaé registra anualmente reclamações sobre atraso na entrega, cancelamento de compra ou produto diferente do ofertado. Para se defender, o consumidor deve ter provas, tire prints da oferta, da descrição do produto, do carrinho e da tela de pagamento. Guarde a nota fiscal e todos os e-mails de confirmação.
Sobre o direito de troca (físico versus online), é essencial diferenciar as regras de troca. Na loja online (internet, telefone ou catálogos), o consumidor tem sete dias após o recebimento para desistir da compra e pedir o dinheiro de volta, sem precisar justificar, já nas compras da loja física, não há direito de arrependimento. A loja só é obrigada a trocar em caso de defeito no produto. A troca por arrependimento, como, por exemplo, tamanho e cor, só ocorre se a loja oferecer a cortesia e deve ser cumprida, por isso pergunte sobre a política de troca antes de pagar na loja física e pede para anotar na Nota Fiscal ou etiqueta de troca.
“O Procon Macaé reforça que está à disposição para auxiliar os consumidores em caso de descumprimento das ofertas ou violação de direitos. Se a loja não resolver o problema, junte todas as provas (notas fiscais, protocolos, prints da oferta e do carrinho de compras) e procure o Procon Macaé”, conclui.
O Procon fica localizado na Avenida Presidente Sodré, 466, Centro, Macaé. O atendimento presencial é de segunda a sexta, das 9h às 16h. A reclamação também pode ser feita através do e-mail atendimento.procon@macae.rj.gov.br. O telefone de contato: (22) 2759-0801.