Macaé é uma referência e exemplo para outros municípios quando o assunto é educação inclusiva. E a prova é que a cidade foi destaque no Fórum Regional de Educação Especial – Na Expectativa de Garantir mais Educação Inclusiva, realizado no município de Macuco. O reconhecimento vem 11 meses após o prefeito Welberth Rezende ter sancionado a Lei 5.270/2024, voltada a para a Educação Inclusiva.
Macaé e outros municípios da região serrana participaram do encontro como convidados. A comitiva macaense teve seus representantes participando da roda de conversa sobre o tema: “Os avanços das políticas públicas na área da edução especial inclusiva”.
O fórum promoveu uma grande troca de experiências entre os presentes e contou com a presença da coordenadora de Diversidade e Inclusão da rede municipal, Nelita Geny Mendes de Araújo e Marcelle Nascimento Soares. Dentre outras autoridades, estiveram presentes também o superintendente de Educação Especial da Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro (Seeduc-RJ) Daniel Bove, e a professora Amanda Lamego, especialista em neuropsicopedagogia e educação especial pela CENSUPEG e em inovação tecnológica pela UFRRJ.
Agora em setembro, Macaé promoveu por meio da rede municipal o 10º Seminário de Educação Inclusiva. O evento foi realizado com o objetivo de promover a conscientização de um trabalho educacional efetivo para a inclusão. O encontro já inserido no calendário letivo reuniu gestores, secretários escolares, professores orientadores, educacionais, professores regentes de todos os segmentos, professores AEE e comunidade. Na programação foram compartilhadas estratégias e recursos para criar ambientes de aprendizado inclusivo, além de buscar fomentar colaboradores no processo de inclusão.
Cabe destacar ainda que a Prefeitura de Macaé, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Coordenação de Diversidade e Inclusão, segue com as propostas de garantir o acesso, a permanência, a participação plena e a aprendizagem de crianças, adolescentes, jovens e adultos com deficiência (visual, auditiva, física, intelectual, múltipla e surdocegueira), Transtorno do Espectro Autista (TEA), altas habilidades, superdotação e transtornos funcionais específicos nas unidades escolares da rede.
Atualmente, a rede pública municipal de ensino possui unidades escolares como polo de referência em surdez. Na Educação Infantil é a EMEI Ana Benedicta, no Ensino Fundamental (Anos Iniciais) é a Escola Joffre Frossard e no Ensino Fundamental (Anos Finais) é o Colégio Ancyra Gonçalves Pimentel.