A Prefeitura de Rio das Ostras comemorou, nessa semana, o aniversário do Núcleo de Atenção à Saúde do Adolescente (Nasa), da Secretaria de Saúde, que completa 20 anos em outubro cuidando desse público na cidade.
A programação de aniversário incluiu eventos voltados para os adolescentes atendidos pelo Nasa na unidade, em escolas e no Centro de Educação Ambiental (Cedro), além de um evento na Escola Estadual Cinamomo, no Nova Esperança.
Em parceria com a Universidade Federal Fluminense (UFF), a atividade promoveu oficinas sobre saúde mental e emoções, prevenção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) e alimentação consciente.
Na semana passada, um grupo do Nasa esteve no Cedro, unidade da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, aprendendo sobre a relação entre saúde e meio ambiente, com a presença de adolescentes, profissionais de saúde, pais e responsáveis.
De acordo com a prefeitura, as atividades comemorativas seguem pelas próximas semanas, sempre com o objetivo de informar, integrar, estimular a reflexão, o autocuidado e a adoção de hábitos saudáveis pelos adolescentes.
Voltado para o público de 10 a 19 anos, o Nasa registra, em média, 500 atendimentos por mês, realizados por uma equipe de saúde que conta com médicos, enfermeiros, psicólogos, nutricionistas e assistentes sociais.
Entre as consultas médicas, o serviço oferece atendimento pré-natal e ginecológico para adolescentes até 17 anos, além de uma clínica voltada para moradores nessa faixa etária, somando 80 pré-natais pelo Nasa só em 2025.
“A equipe de saúde acolhe as demandas desse público e faz o acompanhamento do crescimento e desenvolvimento, orientações, atualização da vacinação, testes rápidos e orientação de contraceptivos. Os adolescentes também recebem orientação nutricional e podem tratar transtornos alimentares e discutir sobre hábitos saudáveis de vida”, explicou a prefeitura.
Coordenadora do Nasa, André Viana conta que a unidade, que recebe adolescentes por demanda espontânea ou encaminhados por outras unidades de saúde e assistência social do município, nasceu com objetivo de priorizar os adolescentes.
“O Nasa nasceu de um sonho ousado: o de olhar para os adolescentes como prioridade na Saúde, construindo um espaço que cuidasse não apenas dos sintomas, mas dos seus sonhos, riscos e futuro. Ao longo desses 20 anos, expandimos nossas ações, fomos para as escolas, praças, teatros, casas e igrejas. Tecemos parcerias, criamos um ambiente leve e construímos juntos uma atenção integral mais humana. Completamos duas décadas de dedicação incansável, de acolhimento e de transformação na vida de inúmeros adolescentes em Rio das Ostras”, relata Andréa Viana.
A prefeitura explica que o acompanhamento dos pais e responsáveis é sempre bem-vindo e importante para os serviços prestados pelo Nasa, mas lembra que, apesar de não serem legalmente responsáveis por si mesmos, os adolescentes têm o direito de buscar os serviços de saúde sozinhos, direito à privacidade, e merecem proteção especial devido à sua fase de desenvolvimento.
“A equipe sempre incentiva que os pais e responsáveis estejam próximos, acompanhando o desenvolvimento dos adolescentes e participando presencialmente, sempre que possível e adequado”, reforça o município.
Ainda como parte das comemorações de aniversário dos 20 anos, o Nasa vai ganhar um livro, contando sua trajetória, incluindo relatos dos adolescentes e profissionais de saúde que estão ou já passaram pelo serviço.
Além disso, o livro, que está sendo complicado pela coordenadora Andréa Viana e tem previsão de lançamento para esse ano, contará com referências a pesquisas científicas que tiveram o Nasa como base de estudo.
O Núcleo de Atenção à Saúde do Adolescente (Nasa) funciona na Rua Mayer, 747, no bairro Liberdade, oferecendo atendimento, informações e contato também pelo e-mail, nasa.riodasostras@gmail.com, e pelo telefone (22) 992435168.