Nesse primeiro curso, o tema principal foi a Educação Inclusiva.
Com a adesão entusiástica dos docentes, a Secretaria Municipal de Educação promoveu no período de 8 a 12 de maio, o curso de Formação Continuada na rede municipal de ensino, contemplando educadores do segmento infantil ao ensino fundamental. A vice- prefeita e Secretária de Educação, Marinete Possidônio justificou a aplicação do curso no quadro funcional por entender a necessidade de aprimorar os profissionais na educação inclusive, atendendo alunos com necessidades especiais com dificuldade de aprendizado, com uma perspectiva mais humanizada.
Nesse primeiro curso, o tema principal foi a Educação Inclusiva. Em junho será a pedagogia de projeto; em julho, elaboração de documento educacional de avaliação e em agosto, todos os participantes farão uma avaliação criteriosa da aplicação desse aprimoramento oferecido aos pedagogos. Essa avaliação permitirá que o professor possa detectar as melhoras obtidas com a forma mais humanizada e atualizada de ensinar e a receptividade por parte dos alunos.
O curso ministrado foi elaborado pela Coordenação de Desenvolvimento de Ensino, gerenciado pela pedagoga Rogélia Rozendo e teve participação de palestrantes, psicólogos, fonoaudiólogos e educadores para ensino à especiais. Entre os temas abordados nesse primeiro curso estavam: plano de aula para currículo adaptado interdisciplinar, transtorno de linguagem, de escrita; dislexia; deficiência intelectual e autismo.
Para a coordenadora de Desenvolvimento de Ensino, o curso propiciou aos professores vivenciar - com as palestras e oficinas - um trabalho diferenciado de educação inclusiva, "que transmitirão e aplicarão em suas unidades escolares, aprimorando a qualidade de ensino oferecido, atendendo principalmente a determinação da prefeita Christiane Cordeiro, em oferecer uma educação de qualidade para todos os nossos pequenos alunos", concluiu Rogélia Rozendo.