A Polícia Federal (PF) está conduzindo na manhã desta quarta-feira (11) em Macaé e outras cidades do Rio a Operação Liberum Arca. Realizada com apoio da Polícia Civil, ela tem como objetivo principal desarticular uma organização criminosa especializada em furtos mediante fraude contra clientes da Caixa Econômica Federal.
De acordo com a PF, durante a operação estão sendo cumpridos cinco mandados de busca e apreensão nos municípios de Macaé, Rio das Ostras, Duque de Caxias, Rio de Janeiro e até mesmo São Paulo.
As investigações tiveram início em 2024 após uma prisão em flagrante realizada pela Polícia Civil. De lá para cá, a polícia coletou novas informações e pôde se aprofundar no caso que apresentou desdobramentos. A prova disso é que a PF descobriu que os crimes faziam parte de uma rede maior de criminosos, com um grupo mais estruturado.
A PF informou também que as diligências realizadas permitiram a identificação de outros integrantes que são alvo da operação desta quarta. Todo o material apreendido será submetido a perícia para que os agentes possam dar continuidade às investigações.