Termina nesta quarta-feira, 31 de janeiro, o período para as inscrições do edital de cultura do Serviço Social da Indústria (SESI), da Federação das Indústrias do Estado do Rio (Firjan), que formará a programação dos Teatros Firjan SESI em 2024.
Lançado no último dia 2 de janeiro, o edital selecionará 70 projetos artísticos que farão parte da programação 2024 dos Teatros Firjan SESI e de outros equipamentos da instituição, além do Centro Cultural Futuros – Arte e Tecnologia, no Rio.
Atualmente, o Norte Fluminense conta com 3 Teatros Firjan SESI, em Macaé, Campos dos Goytacazes e Itaperuna, além das outras unidades no interior e na capital fluminense, que também receberão as atrações selecionadas no edital.
Segundo o documento, podem ser inscritos projetos artísticos inéditos de teatro adulto ou infantojuvenil, de circo, de dança, de música, e de fotografia, e projetos não inéditos de literatura, e de teatro adulto e teatro infantil.
“O Edital de Cultura Firjan SESI é uma tradicional ação da Firjan voltada exclusivamente para o setor artístico. A contratação de 70 projetos e a aplicação de 2,5 milhões de reais para sua produção e distribuição significa o fortalecimento de algo maior: a indústria criativa fluminense. Grande potencial de empregabilidade, gerando renda, impostos e empregos direitos e indiretos”, afirmou o presidente do Conselho Empresarial da Indústria Criativa da Firjan, Leo Edde.
Ao todo, serão 2,5 milhões de reais em recursos, com 30 mil reais para projetos inéditos de teatro adulto e infantojuvenil, de circo, e de dança; 20 mil reais para projetos inéditos de música; 8 mil reais para projetos inéditos de fotografia; 10 mil reais para projetos não inéditos de literatura; 75 mil reais para projetos não inéditos de teatro infantil; e 100 mil reais para projetos não inéditos de teatro adulto.
Após o fim do prazo de inscrições, os projetos artísticos serão avaliados por uma banca, e o resultado será divulgado no próximo dia 1 de março, com exceção do resultado dos projetos inéditos de fotografia, que será divulgado no próximo dia 20 de fevereiro.
“É importante destacar que serão pontuados projetos que autodeclararem diversidade e representatividade em suas equipes técnicas e criativas. Esta é uma baliza que nos guia em todos os projetos culturais e artísticos desenvolvidos nos espaços da Firjan SESI”, ressaltou o gerente de Cultura e Arte da Firjan SESI, Antenor Oliveira.