Mídias Sociais

Política

Secretária de Educação expõe projetos da pasta e fala sobre prevenção de violência nas escolas de Macaé

Publicado

em

 

A Câmara Municipal de Macaé recebeu, nessa terça-feira, 9, a secretária de Educação, Leandra Lopes, para falar sobre a onda de violência nas escolas brasileiras e as medidas que a pasta está tomando para prevenir incidentes na rede pública municipal, que conta atualmente com 41.149 estudantes matriculados.

A convite do vereador Guto Garcia (PDT), a ex-secretário da pasta nos governos anteriores, Leandra Lopes ouviu ainda questionamentos dos vereadores, reforçou a prioridade da Educação municipal, e comentou os ataques a escolas de Santa Catarina (SC), e São Paulo (SP).

Durante o espaço cedido pela Câmara no Grande Expediente, a secretária expôs um balanço das realizações, mostrou projetos e também falou de alguns desafios enfrentados pela pasta, acompanhada do secretário adjunto de Educação Básica, Robério Dias.

Entre os projetos, esteve um programa municipal para pais e alunos com palestras sobre a violência nas escolas, com objetivo de gerar solidariedade e sensação de pertencimento, além de reduzir o bullying, o racismo e outros comportamentos hostis no ambiente escolar.

Leandra Lopes adiantou também que, no próximo dia 29, a pasta promoverá um seminário com o tema voltado para a cultura da paz, reunindo comunidade, famílias e conselhos escolares, com local ainda a ser marcado, e que abordará problemas como a gravidez precoce na idade escolar, e a necessidade do combate ao racismo.

“Outro assunto que queremos ressaltar é sobre a educação antirracista, que tem o intuito de minimizar a violência nas escolas e também combater o bullying. Queremos implementar uma cultura da paz e que o aluno desenvolva mais empatia com relação ao outro”, afirmou a gestora.

Respondendo aos vereadores, a secretária de Educação explicou que a Guarda Municipal segue trabalhando nas unidades da rede pública municipal, alertando os alunos sobre vídeos violentos divulgados em redes sociais.

Também questionada sobre o atraso de obras, projetos e compras de materiais da Secretaria de Educação, a gestora revelou que a pasta também enfrenta problemas com as empresas vencedoras dos processos licitatórios.

“Muitas empresas ganham a licitação, oferecendo o melhor preço, mas não entregam o serviço ou os materiais comprados. Aí precisamos iniciar outro processo, que dura cerca de 1 ano”, respondeu Leandra Lopes aos vereadores Paulo Paes (UNIÃO) e Iza Vicente (REDE).

De acordo com ela, porém, esses problemas não impedem que as obras sejam realizadas pelo município na área da Educação, citando reformas em unidades da rede pública municipal que já estão andamento, além da compra de equipamentos para as escolas.

“Já teve início também a reforma dos 4 CIEPs (Centros Integrados de Educação Pública) do município. Tivemos a aquisição de laboratórios de ciências, e também aquisição de material esportivo e material pedagógico para Educação Infantil”, contou Leandra Lopes.

Além de Paulo Paes, Iza Vicente e Guto Garcia, participaram da discussão o presidente da Casa, vereador Cesinha (SOLIDARIEDADE), e o líder da bancada governista, Luciano Diniz (CIDADANIA), assim como os vereadores Tico Jardim (SOLIDARIEDADE), Amaro Luiz (PRTB), Marlon Lima (PDT), Reginaldo do Hospital (PODE) e George Jardim (PSDB).


Clique Diário

E. L. Mídia Editora Ltda
CNPJ: 09.298.880/0001-07
Redação: Rua Tupinambás 122 Gloria – Macaé/RJ

comercial@diariocs.com
(22) 2765-7353
(22) 999253130

Mais lidas da semana