A cidade de Silva Jardim esteve representada, nessa segunda-feira, 24, durante um evento do governo federal, por meio da Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur) e do Ministério do Turismo, realizado no Rio.
Realizado no Museu de Arte do Rio (MAR), na Praça Mauá, região central da capital fluminense, o evento comandado pelo presidente Embratur, Marcelo Freixo (PT-RJ), celebrou os mais de 8 milhões de turistas internacionais.
“Chegamos a 8 milhões de turistas internacionais entrando no Brasil. É mais um recorde histórico. É um número espetacular. O Brasil, que nunca chegou a 7 milhões, está chegando a 9 milhões em 1 ano, um aumento de mais de 40% comparado ao ano passado. E o mais importante, a geração de emprego, a geração de renda. Isso é o mais importante que a gente tem aí hoje para comemorar em relação ao turismo no Brasil”, afirmou Marcelo Freixo.
O município de Silva Jardim foi representado pela secretária de Turismo, Indústria e Comércio, Cultura, Esporte e Lazer, Luanna Andrade, que reforçou o potencial do turismo da cidade que conta com belezas naturais diversificadas e com o Parque Ecológico Mico-Leão-Dourado, entre outros atrativos.
Segundo o município, o parque, administrado pela Associação Mico-Leão-Dourado (AMLD), é um dos atrativos para visitantes que chegam para conhecer o mico-leão-dourado, observar pássaros e desfrutar das belezas naturais.
A prefeitura ressalta ainda que os avanços são resultado de um trabalho coletivo, fruto de uma parceria sólida entre o poder público, a iniciativa privada e Organizações Não Governamentais (ONGs), que fortalece a cidade e gera benefícios diretos para a população.
“E estamos apenas começando. Nossa meta para o próximo ano é triplicar o número de turistas estrangeiros em nossa cidade, ampliando oportunidades e consolidando Silva Jardim como referência em turismo de natureza”, disse Luanna Andrade.
Além da comemoração pelo recorde histórico, o evento no Rio contou ainda com o lançamento do Prêmio Embratur Visit Brasil, que vai homenagear instituições e personalidades que contribuem para a imagem global do país.
Outra atração do evento, que contou com gestores e empresários do setor de turismo, foi a inauguração dos “turistômetros”, painéis instalados no Rio e em Brasília, no Distrito Federal (DF), que prometem contabilizar, com a ajuda de projeções de Inteligência Artificial (IA), a chegada de turistas internacionais no Brasil.
“A liderança do presidente Lula (PT-SP) no cenário internacional, sem dúvida nenhuma, é um ponto muito importante para alcançar esse número. Essa marca inédita é fruto de um trabalho sério, planejado, junto com a Embratur e todos os agentes que têm colaborado com o turismo nacional. Hoje, o Brasil começa a colher os frutos com o turismo, gerando oportunidades, empregos e renda para o nosso país. Somos a bola da vez no cenário internacional”, ressaltou o ministro do Turismo, Celso Sabino (UNIÃO-PA), que participou direto de Brasília.
Leave a Comment