X

Emart comemora 20 anos com esperado espetáculo de formatura de 3 turmas de Teatro

A espera finalmente está chegando ao fim com a estreia, nessa quinta-feira, 2 de novembro, do espetáculo de formatura da Escola Municipal de Artes Maria José Guedes (Emart), em Macaé, em comemoração aos 20 anos da escola.

Com 3 sessões nos dias 2, 3 e 4 de novembro, sempre a partir das 20h, o espetáculo “O Incrível e Fabuloso Destino da Emart – A Criação de Maria” será apresentado no Centro Cultural Rinha das Artes, no Centro, com todos os ingressos gratuitos.

Dirigido pela diretora da escola, Cláudia Byspo, que também assina o texto em parceria com o professor e dramaturgo Ademir Martins, o espetáculo é o trabalho de conclusão do curso técnico de Teatro da Emart de 3 turmas, de 2019, 2020 e 2021, desenvolvido durante a disciplina Prática de Montagem.

Na peça, que inclui cenas adaptadas de 9 apresentações de turmas da escola, a própria Emart se torna uma personagem, assim como a patrona, Maria José Guedes, o que, segundo a diretora da unidade e da montagem, tem um objetivo muito claro.

“Um ser caloroso, que recebe, comunga, aprende e troca experiências com as pessoas. A Emart é um lugar de importância ímpar para seus alunos, que apostam suas vidas vindo para ela. Este espetáculo é também um trabalho de resgate de histórias que as pessoas não conhecem, como a da instituição e de Maria José Guedes, que ensinou possibilidades artísticas para Macaé”, conta Cláudia Byspo.

Para o espetáculo, a escola desenvolveu um trabalho de resgate de patrimônio e história, principalmente voltado para Maria José Guedes, recebendo apoio de uma das fundadoras da Emart, Teresinha Vasconcelos, e da filha de Maria José, Catarina Guedes.

Com texto elaborado a partir de estímulos aos atores através de jogos cênicos, o espetáculo foi construído como uma obra de dramaturgia aberta, com 2 atos, separados por um intervalo de 15 minutos, totalizando 2h30 de duração.

Tendo dirigido o espetáculo de formatura da turma de Teatro de 2018, com a montagem de “Senhora dos Afogados”, de Nelson Rodrigues, entre outras apresentações da Emart, Cláudia Byspo explica que na montagem desse ano, que reúne as turmas impactadas pela pandemia do coronavírus, o objetivo é utilizar a linguagem de “metateatro”, quando o teatro fala sobre si, para apresentar essa escola à população que ainda não a conhece, evocando no público geral um sentimento de pertencimento.

“Esse é um reconhecimento de que as produções do interior do Estado têm a mesma qualidade que as da capital. Além disso, parte do elenco que encenou o último espetáculo da Paixão de Cristo foi formada por ex-alunos da Emart. Isso é uma grande vitória. A Emart abarca pessoas de Macaé e de toda a região, por isso precisa se tornar uma referência, com conteúdo programático aprofundado e compatível com o mercado, com ações pedagógicas que contemplem a integração entre educação e cultura, e também com gestão planejada. É necessário levar em conta que a Emart é um potencial inibidor de vulnerabilidade social”, reforça Cláudia Byspo.

Diretor musical do espetáculo, Jardel Maia, que também assina letras em parceria com os autores do texto, e a composição dos arranjos da peça, revela que um dos diferenciais dessa montagem será o coro, formado por 15 pessoas, incluindo alunos do curso técnico de Música.

“Será um diferencial desse espetáculo. O trabalho com o Ensemble Entretom começou em novembro do ano passado e vai ser a 1ª vez que o grupo vocal participa de uma montagem teatral. É um trabalho também com os alunos de Música. Será uma performance que contará para o currículo artístico deles e oferece uma vivência plural”, completou o professor e coordenador de Teatro da Emart.

Além do coro, “O Incrível e Fabuloso Destino da Emart – A Criação de Maria” tem no elenco os 17 alunos formandos em Teatro de 2019, 2020 e 2021, professores da escola, bailarinos do Centro Integrado de Estudos do Movimento Hip Hop (CIEMH2), e ex-alunos da Escola Municipal de Dança (EMDança).

“São 20 anos de dedicação e paixão pelo teatro na Emart, culminando neste espetáculo de formatura. Os formandos representam o futuro brilhante da arte cênica em nossa cidade. Convido a sociedade a se unir a nós para prestigiar esse marco”, falou o secretário de Cultura, Leandro Mussi.

“O Incrível e Fabuloso Destino da Emart – A Criação de Maria”

Direção: Cláudia Byspo.

Assistente de Direção: Cássia Gomes.

Preparação de elenco: Ademir Martins e Cláudia Byspo.

Coreografias: Cláudia Byspo e Luize Pessanha.

Direção Musical, Arranjos e Preparação Vocal: Jardel Maia.

Produção Musical: Leonardo Passos.

Letras Musicais: Jardel Maia, Ademir Martins e Cláudia Byspo.

Designer de Luz: Bruno Caverninha.

Figurino: Lucia Reis.

Maquiagem: Tatta Rodrigues.

Adereços: Criação Coletiva.

Bonequeiro: Leandro Triervailer.

Pintura de Quadro: Vagner Cerqueira.

Sonoplastia: Cláudia Byspo.

Produção Artística: Thiago Nacis, Mariana Adolpho e Luara Chaves.

Elenco: Isis Nascimento, Fabricio Bazan, Thiago Nacis, Paulo Henrique, Luize Pessanha, Vitória Aissa, Felipe Eliakim, Gabriel Guerhart, Luara Chaves, Giselle Souza, Cássia Gomes, Lucas Antônio, Calebe Matos, Clara Castro, Meg Marques, Camis Monti, Taize Joventino, Mariana Adolpho, Josie Schuenck, Jô Valentino, Manon Ribeiro, Rodolfo Valentino, Yasmim Cordeiro, Caroline Santos, Renata Castro, Jones Rodrigues e Gabriel Ayres.

Bailarinas Convidadas: Luize Pessanha, Dani Moretti, Joyce Pacheco e Chaiany Fin.

Ensemble Vozes Entretom: Ana Moraes, Andréa Lisboa, André Nunes, Chris Barros, Elias Souza, Elisa Figueiredo, Gabriel Ayres, Jô Souza, João Valentino, Jones Rodrigues, Josie Schuenck, Luh Ribeiro, Manon Ribeiro, Marcus Ferreira, Rebeca Cantarino, Silmara Lemes e Silvana Pinto.

Leave a Comment