X

Incêndio criminoso em mata no Vale Encantado mobiliza agentes da Guarda Ambiental de Macaé

A princípio, há hipótese mais provável é a de que o incêndio tenha sido provocado por invasores colocam fogo no mato para construir as casas.

Um incêndio atingiu uma área de mata no bairro Vale Encantado, em Macaé, na tarde desta segunda-feira (3), dando trabalho aos agentes da Guarda Ambiental e causando prejuízos ao ecossistema.

Cerca de 200 metros quadrados foram queimados na localidade, que é circundada por uma grande Área de Proteção Ambiental (APA). A princípio, há hipótese mais provável é a de que o incêndio tenha sido criminoso.

Segundo a Guarda Ambiental, invasores costumam atear fogo no mato para construir as casas. A prática, apesar de ilegal, é muito comum no bairro, já que se trata de um local afastado e com poucas residências.

Desta forma, as denúncias partem de moradores da região.  Uma moradora que pede para não ser identificada conta como é a situação. “A informação que eu tenho é que essa parte pertence a uma APA e é protegida por lei. É uma reserva e não pode ser invadida construída qualquer tipo de casa”, afirma.

A ação de combate ao incêndio contou com apoio de 10 agentes da Guarda Ambiental e um veículo apropriado para combater as chamas que foram controladas em quase duas horas. Cerca de mil litros de água foram utilizados.

Quase todos os dias os invasores colocam fogo em terrenos no Vale Encantado para abrir novos espaços. Moradores já fotografaram os focos de incêndio, cuja fumaça podia ser vista de longe.

A prática de queimadas pode acarretar resultados catastróficos para sistemas ecológicos e à própria população. O fogo atinge propriedades, coloca em risco a vida de pessoas, mata animais, destrói reservas naturais, nascentes, deixa a terra improdutiva e, se em contato com a rede elétrica, pode deixar bairros e até cidades inteiras sem energia. Os prejuízos são irreparáveis não só para a natureza, mas também para saúde das pessoas. A fumaça causa doenças respiratórias, principalmente em crianças e idosos.

Existem leis federal, estadual e até municipal contra as queimadas. De acordo com o Código Penal, “causar incêndio, expondo a perigo à vida, à integridade física ou ao patrimônio de outrem” é crime com pena prevista de reclusão de três a seis anos e multa. Saiba, abaixo, como acionar o poder público em casos de queimadas e incêndios florestais:

*Guarda Ambiental de Macaé*

Denúncias podem ser feitas ao órgão 24 horas por dia através do telefone: (22) 99701-9770.

Ibama

O cidadão pode entrar em contato com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama) pelo telefone 0800-61-8080. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h. Outra opção é registrar a denúncia presencialmente, na unidade do Ibama mais próxima.

e-Ouv

Para registrar uma denúncia por meio do Sistema de Ouvidorias do Poder Executivo Federal, basta acessar a página do e-Ouv; clicar em “Denúncia”; selecionar, no campo “órgão” o Ibama; e preencher os demais campos solicitados.

Órgãos de segurança pública

Para acionar o Corpo de Bombeiros, basta ligar no número 193 (para relatar ocorrência de focos de incêndio); e, para denunciar queimadas ilegais ou balões, é só acionar a Polícia Militar pelo número 190.

 

Foto: Divulgação/Guarda Ambiental

Leave a Comment