X

Vacinação contra a Influenza é prorrogada até 9 de junho

Em Cabo Frio, apenas 20.500 pessoas do grupo prioritário foram imunizadas

Existe uma grande preocupação com relação à baixa procura pela vacina

 

O Ministério da Saúde decidiu estender o prazo da campanha de vacinação contra a influenza. A medida se deve à baixa procura da população pelas doses da vacina nas unidades. A meta do governo federal é vacinar até 90% de cada grupo de risco.

Em Cabo Frio, apenas 20.500 pessoas do grupo prioritário foram imunizadas. De acordo com a superintendente municipal em saúde, Lucy Pires, o público-alvo em Cabo Frio é de 40.911 pessoas. A responsável faz um apelo à população para que compareça às unidades e se protejam contra a influenza.

“A circulação do vírus da gripe nessa época do ano aumenta e a chance de as pessoas contraírem a doença é muito maior. Por isso a vacina é muito importante”, destacou a superintendente.

A vacina é encontrada no Centro de Saúde Oswaldo Cruz, no Braga; Hospital Municipal Otime Cardoso dos Santos, no Jardim Esperança; ESF’s Vila Nova,

Parque Burle, Guarani, Praia do Siqueira, Manoel Correa, Gamboa, Vila do Sol, Jacaré, Monte Alegre, Boca do Mato, Tangará, Samburá; UBS Itajuru e UBS/ESF Peró; PAM de Santo Antônio, Posto de Saúde de Unamar, PS’s Angelim e Botafogo, PSF’s Pacheco/Araçá, São Jacinto, Nova Califórnia, Maria Joaquim.

Em São Pedro da Aldeia, a exemplo dos profissionais de Saúde, que recebem a vacinação diretamente em seus postos de trabalho, a Secretaria de Saúde aldeense visitou as escolas das redes municipais, estaduais e particulares para imunizar as respectivas equipes, com o intuito de incentivar a vacinação. Além disso, foi realizado o dia D na cidade e agora a vacina segue disponível nas Unidades de Saúde e na Sala de Vacinas.

Em Arraial do Cabo, a vacina está disponível em todos os postos de saúde e o Secretário de Saúde, Antônio Carlos de Oliveira (Kafurú) alerta a população cabista para a importância de receber a dose, garantindo a imunização. “Há um aumento da circulação do vírus da gripe nessa época do ano. Vale lembrar que é uma doença que pode evoluir de forma grave e levar à morte. Muitos evita tomar a vacina com medo de contrair o vírus da gripe e isso não existe, pois a vacina é feita pelo vírus morto e por isso não causa gripe em ninguém”, garantiu.

Vale lembrar que o público-alvo da campanha são crianças de seis meses a menores de cinco anos de idade (é necessário apresentar caderneta de vacinação), gestantes, puérperas (mulheres até 45 dias após o parto), profissionais da saúde, povos indígenas, professores em atividade, pessoas com 60 anos ou mais, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional, além de pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais independente da idade, mas que tenham prescrição médica.

É necessário ficar atento às restrições, já que pessoas com alergia a ovo não devem tomar a vacina e as que estão com alguma infecção aguda devem aguardar o término do tratamento.

Sobre a doença - A influenza é uma doença viral de transmissão respiratória que apresenta sintomas como febre alta, dor no corpo, tosse, desânimo, dor de cabeça, podendo apresentar insuficiência respiratória e causar a morte.

A tendência é que ela apareça com maior incidência durante o inverno e por isso, há uma grande preocupação para que a população já esteja imunizada na chegada das temperaturas mais frias.

“O vírus Influenza já está circulando em várias regiões e as pessoas têm que ficar atentas para se protegerem”, insiste a virologistaMarilda Siqueira, chefe do Laboratório de Vírus Respiratório e do Sarampo do Instituto Oswaldo Cruz (IOC), da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz),

 

Leave a Comment