X

Surto de caxumba atinge escola municipal em Cabo Frio

Até o momento, foram identificados pelo menos 8 casos da doença, todos em alunos

Bertha Muniz
A Secretaria Municipal de Saúde de Cabo Frio confirmou na manhã desta terça-feira (4) que há “um surto localizado de caxumba” na Escola Municipal Professora Márcia Francisconi, localizada no bairro São Cristovão. Até o momento, foram identificados pelo menos 8 casos da doença, todos em alunos. Segundo o órgão, os estudantes estão estáveis de repouso em casa. Todos receberam atestados médicos e devem retornar assim que estiverem recuperados. As atividades curriculares não foram afetadas e as aulas seguem ocorrendo normalmente. A escola atende a 710 alunos do 6º ao 9º anos do Ensino Fundamental, acontecem normalmente. Técnicos da Vigilância Epidemiológica estiveram nesta manhã na escola para verificar a caderneta de vacinação dos estudantes e professores e avaliar a necessidade de vacinação.
Vacinação
O Ministério da Saúde oferece duas vacinas contra a doença no calendário nacional de vacinação, a tríplice viral e a tetra viral, que inclui proteção contra varicela. A distribuição dessas vacinas aos estados é realizada mensalmente.
De acordo com o ministério, em abril deste ano foi autorizado para todo o país o envio de 101 mil doses da tetra viral e de 1 milhão de doses da tríplice viral. Na rede pública de saúde, a vacina tríplice viral, aplicada ao 1 ano de vida, e a vacina tetra viral, aplicada ao 1 ano e três meses de vida, protegem contra a doença.
Para crianças e adolescentes de até 19 anos são ministradas duas doses. Para pessoas entre 20 e 49 anos recomenda-se apenas uma dose da vacina tríplice viral.

Leave a Comment