No próximo sábado (1º) será realizado o Dia D em postos de saúde em todo Rio de Janeiro
Daniela Bairros
A Secretaria Estadual da Saúde divulgou nessa quarta-feira (28), que a procura por vacinas contra o HPV é baixa em todo o estado. No próximo sábado (1º), será realizado o Dia D para mobilização de postos de saúde em todo o Rio de Janeiro.
Além da vacina contra o HPV, a imunização contra Meningocócica C e Hepatite B também está disponível, assim como as vacinas dupla adulto (contra difteria e tétano) e tríplice viral SCR (contra sarampo, caxumba e rubéola).
Além de ressaltar a importância de manter em dia a caderneta de vacinação nesta faixa etária como forma de prevenção, a campanha de atualização busca chamar a atenção para a baixa procura pela vacina contra o vírus HPV. Em 2016, a Secretaria de Saúde distribuiu cerca de 354 mil doses do imunizante para os 92 municípios. Já este ano, até o mês de maio, foram apenas 34,5 mil doses, cerca de 10%. Com a baixa procura, os municípios não fizeram pedidos de reposição de lotes, uma vez que os postos de saúde não vêm registrando demanda para a vacina.
Em nota, o Secretário de Estado da Saúde, Luiz Antonio Teixeira Jr, afirmou que a resistência que ainda se observa quando se analisa a vacinação contra o HPV no país se deve, principalmente, à falta de informação. “A vacina é segura e importante para o futuro dos nossos jovens. Em tese, como qualquer imunizante, quanto antes for aplicado, melhor será a resposta imunológica. Como é permitida a partir dos nove anos para meninas e a partir dos 11 anos para os meninos, é essencial que os pais tenham consciência de que esta é uma proteção a ser adotada agora para a segurança dos filhos no futuro”.
Nos últimos dias, o Ministério da Saúde anunciou a ampliação da faixa etária para a vacinação entre os meninos: a indicação agora é para que os meninos sejam vacinados a partir dos 11 anos até os 15 anos incompletos. Já as meninas podem ser imunizadas mais cedo, a partir dos nove anos, até os 15 anos incompletos. A vacina deve ser tomada em duas doses, com intervalo mínimo de seis meses e máximo de um ano entre elas.
Proteção
A vacina contra o HPV é tida por especialistas como uma medida extremamente eficaz de prevenção ao desenvolvimento de diferentes tipos de câncer. No Brasil, estimativas do Instituto Nacional do Câncer (Inca) indicam que mais de 16 mil novos casos de câncer de colo de útero devem ser registrados: na maioria deles, a principal causa será o vírus HPV, que pode causar ainda câncer de pênis, ânus e garganta.
Dia D de vacinação de adolescentes em Rio das Ostras (retranca)
Em Rio das Ostras, a campanha de Vacinação de Adolescentes será em postos de saúde da cidade, das 8h às 17h.
No sábado, assim como vem acontecendo ao longo da campanha, que começou em 19 de junho, serão aplicadas as vacinas HPV Quadrivalente e Meningogócica C Conjugada. As equipes da Secretaria de Saúde também vão aplicar outras vacinas que estejam em atraso na caderneta de vacinação do adolescente. Confira os pontos de vacinação na cidade:
- Centro de Saúde de Nova cidade
- PS Âncora
- PS Jardim Mariléa
- PS Dona Edimeia/Casa da Vacinação
- PS Cidade Praiana
- Centro de Saúde da Extensão do Bosque
- PS Cantagalo
- PS Rocha Leão
- PS Mar do Norte
Crédito: Divulgação
Leave a Comment