X

Rio das Ostras participa de importante momento para a Saúde da região

A Prefeitura de Rio das Ostras participou de uma importante solenidade realizada na cidade de Armação dos Búzios no fim da última semana, para a assinatura do termo de adesão da Planificação da Atenção à Saúde (PAS), estratégia do Sistema Único de Saúde (SUS), do governo federal.

O evento contou com representantes do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), da Beneficência Portuguesa (BP), da Secretaria Estadual de Saúde do Rio, e de secretarias municipais de Saúde da região.

De acordo com o município, a PAS é uma estratégia do SUS para organizar as redes de saúde, fortalecendo a Atenção Básica e visando a integração entre os diferentes níveis de atenção, Básica, Especializada e Hospitalar.

O objetivo é oferecer maior resolutividade dos casos, cuidado integral e eficiência na resposta às necessidades da população, por meio de oficinas, capacitação de equipes de saúde e melhoria de processos de trabalho.

“A iniciativa marca o compromisso da gestão com a qualificação da rede de atenção, visando aprimorar o cuidado ofertado à população, com mais organização, integração e eficiência dos serviços de saúde”, afirmou a prefeitura.

Durante o encontro, o município foi representado pelas subsecretárias de Atenção Básica e Vigilância em Saúde, Rosimeri Azevedo; e de Atenção Especializada, Deiva Motta; além da coordenadora do Departamento de Vigilância em Saúde, Nirvana Braga.

“O plano (PAS) organiza os processos de trabalho das unidades de saúde e promove a integração das atenções Básica e Especializada, tendo como benefício o alinhamento de políticas públicas de promoção à saúde por meio da regionalização da rede de saúde e integração com convênios de unidades de excelência em atendimento em saúde. Dessa forma irá possibilitar a viabilidade e ampliação de acesso ao atendimento especializado, gestão de cuidados lineares em saúde, fortalecimento da Atenção Básica como principal pilar da rede de atenção à saúde e compartilhamento de boas práticas nos territórios e transferência de tecnologia tanto para a Secretaria Estadual de Saúde quando as secretarias municipais”, explicou Deiva Motta.

Para a secretária estadual de Saúde, Claudia Mello, a PAS reforça a importância de unir e integrar o trabalho da saúde na região, ressaltando a necessidade de se qualificar os serviços, melhorar o tempo de atendimento e evitar complicações de pacientes crônicos.

“Espero daqui a um tempo retornar à região já com resultados positivos dos indicadores e com melhorias na assistência à população”, completou Claudia Mello.

Relacionados
Leave a Comment