Restando 27 dias para o início oficial do verão, a Prefeitura de Rio das Ostras segue atuando em diversas frentes para preparar a cidade para moradores e visitantes no período em que mais recebe turistas durante o ano.
Nessa terça-feira, 25, o município promoveu, através do Departamento de Vigilância em Saúde, uma ação para reforçar as medidas e cuidados voltados para a prevenção e combate à proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como dengue, zika e chikungunya.
De acordo com a prefeitura, as ações visam alertar a população para redobrar a atenção nesse período, por conta das chuvas, mudanças de temperatura, e também pela proximidade da chegada do verão.
“As equipes da Vigilância Sanitária já estão se preparando para intensificar as ações, visando a promoção da saúde pública e a prevenção das arboviroses, fortalecendo o engajamento comunitário e a vigilância permanente contra o Aedes”, contou o município.
Para esse final de ano, a prefeitura segue uma campanha do Ministério da Saúde com o tema “Não dê chance para dengue, zika e chikungunya”, lembrando que a população pode e deve fazer a sua parte no combate ao mosquito.
Entre as orientações do órgão da Secretaria de Saúde para a eliminação de criadouros do mosquito estão a verificação de caixas d’água e de lixeiras externas, conferindo sempre se ambas estão bem tampadas, recolhendo e acondicionando o lixo do quintal de maneira correta.
Além disso, também é importante colocar areia nos pratos de plantas e telas de proteção nas janelas e mosquiteiros na cama para dormir; limpar as calhas; cobrir as piscinas; tampar com plásticos ralos pouco usados e jogar água sanitária no cano duas vezes por semana; e diminuir o número de bebedouros de cães, gatos e passarinhos.
“Essas ações refletem o compromisso de todos nessa guerra”, ressaltou a prefeitura.
Leave a Comment