Até sexta-feira, 04, o atendimento está sendo feito no Hospital-Dia, das 9h às 16h
Durante esta semana, o município de Cabo Frio continua a intensificação da campanha contra as hepatites virais, promovida pela Secretaria de Saúde. Até sexta-feira, 04, o atendimento é feito no Hospital-Dia, anexo ao Hospital São José Operário, em São Cristóvão, das 9h às 16h.
A iniciativa tem por objetivo conscientizar a população sobre a importância da prevenção, do diagnóstico e do tratamento da doença. Porém, a adesão ainda é muito baixa. Segundo a secretaria de saúde, até o momento apenas 10 pessoas se vacinaram contra a Hepatite B.
A coordenadora administrativa do Hospital Dia, Adriana Gonzales, ressalta que diagnosticar precocemente aumenta as chances do paciente, que pode até ser curado. “A hepatite é uma doença silenciosa, por isso existe a necessidade do teste para a detecção do vírus. Se o paciente fizer o diagnóstico precoce, a chance de tratar ou até mesmo ser curado existe. Ele pode garantir uma qualidade de vida melhor”, ressaltou a coordenadora.
A proposta do Ministério da Saúde é de que todas as faixas etárias sejam imunizadas contra a doença. O protocolo de proteção do órgão recomenda que sejam aplicadas três doses. Para as crianças, uma ao nascer, a segunda com dois meses de vida e a terceira dose com seis meses. Nas demais faixas etárias a imunização também é feita em três etapas: a segunda dose 30 dias após a primeira e a terceira após 180 dias.
Após o término da campanha, a vacina continuará disponível nos postos de saúde do município.
Leave a Comment