X

Cidades da Região dos Lagos unem forças em movimento regenerativo

A cidade de Cabo Frio será palco, nesta sexta-feira (24), de mais uma etapa do projeto Geoparque Aspirante Costões e Lagunas, com a realização da Oficina de Desenvolvimento Regenerativo, organizada pela Secretaria Municipal de Turismo. O encontro acontece das 9h às 16h, na sede do Projeto Albatroz, e ainda conta com inscrições abertas ao público.

A proposta é promover um espaço de vivência, aprendizado e integração entre pessoas e natureza, incentivando a percepção coletiva sobre os potenciais e desafios de cada território envolvido. O evento é gratuito e voltado para moradores de Cabo Frio, Arraial do Cabo, Armação dos Búzios, São Pedro da Aldeia, Iguaba Grande e Casimiro de Abreu.

Durante a manhã, os participantes serão convidados a ampliar a sensibilidade e o olhar sobre o meio ambiente por meio de práticas sensoriais e dinâmicas de grupo. Já à tarde, o foco será a construção do mapa afetivo e de ações regenerativas — uma etapa essencial para fortalecer a autenticidade cultural e ambiental da região.

Ao final, o grupo compartilha saberes e sabores locais em um lanche coletivo, com pratos típicos e memórias afetivas das cidades participantes. Cada pessoa deve levar um objeto simbólico, material impresso ou fotografia que represente a identidade do seu território.

De acordo com a organização, cada oficina reflete a essência do município onde é realizada, criando uma rede de trocas, regeneração e pertencimento em todo o território do Geoparque Costões e Lagunas.

A ação é uma iniciativa do Geoparque Aspirante Costões e Lagunas, com apoio do Projeto Albatroz e do Paradiso Peró Praia Hotel, e coordenação da Secretaria de Turismo de Cabo Frio.

Leave a Comment