X

Solar dos Mellos reforça sua importância como espaço cultural de Macaé para além de seu papel como museu

Espetáculo ‘Diário do último ato’ no Solar do Mellos. Macaé/RJ. Data: 19/10/2022. Foto: Rui Porto Filho

Conhecido como Museu da Cidade de Macaé, o tradicional e histórico prédio do Solar dos Mellos, na Rua Conde de Araruama, 248, no Centro, vai, aos poucos, retornando a ocupar seu espaço como principal espaço cultural da cidade, após os impactos causados pela pandemia do coronavírus.

Com uma programação que conta com projetos de educação patrimonial, promoção da cidadania e atividades gratuitas e diversificadas, atendendo desde crianças a acadêmicos, o museu reforça seu papel no desenvolvimento cultural local e regional.

“Já passou o tempo em que a ideia de museu era de um lugar para exposição de relíquias”, fala a prefeitura.

O município lembra que, além das salas de exposição permanente, com importantes peças artísticas e históricas, e seu acervo documental primário, de imprensa, entre outros, o Solar dos Mellos oferece uma programação dinâmica com eventos culturais do calendário municipal, com visitação a exposições comemorativas.

Mas apesar das inúmeras atividades voltadas para campos artísticos e culturais, o museu tem também exposições, como a “Independência e Museus – Outros 200, outras Histórias”, que está aberta atualmente e conta com cerca de 20 trabalhos de alunos do Ensino Médio do Colégio de Aplicação (CAp) de Macaé.

A exposição, que tem curadoria do professor de Artes e artista plástico, Richardison Mello, pode ser conferida no horário de funcionamento regular o Solar dos Mellos, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.

No último mês de outubro, o museu recebeu palestras, lançamentos de livros e a apresentação teatral do premiado monólogo “Diário do último ato” (na foto), sobre a poeta portuguesa Florbela Espanca, reforçando a diversidade das atividades do espaço.

“Mensalmente, o projeto Curta no Museu exibe curtas-metragens e promove debates sobre temas relevantes para a sociedade. A diversidade é um dos objetivos da instituição que, a partir de 8 de novembro, volta a contar com aulas de capoeira, às terças e quintas-feiras, das 14h às 16h”, lembra a prefeitura.

O Solar dos Mellos – Museu da Cidade de Macaé oferece ainda a Visita Guiada, destinada a quem quer conhecer a história de Macaé e da região, ou se aprofundar nela, além do projeto Lugares de Memória, que inclui visitação, além do museu, ao Forte Marechal Hermes ou à Igreja dos Jesuítas da Fazenda do Santana, outros pontos históricos da cidade.

Para a marcação das visitas do projeto Lugares de Memórias, que precisam, obrigatoriamente, ser feitas para grupos de 10 a 30, basta entrar em contato com o Solar dos Mellos pelo telefone (22) 2759-5049, ou através do e-mail, msolardosmelos@gmail.com.

“O Solar dos Mellos enviará ao solicitante um e-mail de confirmação de agendamento junto com a ficha de inscrição e as orientações pertinentes a cada roteiro. O museu não disponibiliza transporte aos pontos de visitação, mas nenhuma taxa é cobrada. O ponto de embarque e desembarque para o Lugares de Memória é o Solar dos Mellos, onde o grupo é recebido por guia especializada para o seu acolhimento, orientação e condução. O tour acontece às quartas-feiras, das 9h às 11h30, ou das 14h às 16h30. O passeio tem duração de duas horas e 30 minutos”, detalha a unidade, da Secretaria de Cultura.

Diretora do Solar dos Mellos, Patrícia Barboza lembra que os projetos desenvolvidos pelo museu atendem ao público de todas as idades, abrangendo educação, literatura, história, dança, música, teatro e cinema, entre outras áreas.

“Os projetos são educacionais e patrimoniais, com o objetivo de fazer as crianças, especialmente, se sentirem parte da sua história. Pretendemos que eles se insiram na cultura, entendendo que ela é história, literatura, dança, música e demais manifestações. O museu é um lugar de debate, de pensamento crítico, de inclusão e de diversidade”, concluiu Patrícia Barboza.

Leave a Comment