X

Sipat da Prefeitura de Macaé teve como tema de abertura o Racismo Institucional

Teve início nesta semana em Macaé a XIX Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (Sipat) da Prefeitura de Macaé. O pontapé inicial foi na última segunda-feira (19) no auditório do Paço Municipal e o tema de abertura foi o Racismo Institucional. O evento foi até o próximo dia 21 e trará várias apresentações com temas relevantes para os trabalhadores.

O presidente da Comissão Interna de Prevenção a Acidentes de Trabalho (Cipa) da Prefeitura de Macaé, Marcelo Oliveira, falou sobre a importância de ter os servidores municipais como aliados da Cipa. "São três dias de programação e contamos com a participação dos servidores. É importante não lembrar da Cipa apenas quando há algum acidente no setor, ou incêndio, por exemplo. Nós vivemos Saúde e Segurança do Trabalho 24 horas por dia, seja no trabalho, na rua, em casa", defende Marcelo.

A primeira palestrante do dia foi Zoraia Braz, da Secretária Municipal de Políticas de Promoção da Igualdade Racial. No debate, ela trouxe à luz algumas questões sobre o racismo institucional que também acontece em espaços públicos. Essa foi a primeira vez que o assunto foi abordado no evento, que é realizado todos os anos. "Fico satisfeita em estar aqui nesse importante encontro. A proposta é cuidar da saúde e da vida dos trabalhadores. O racismo também adoece, racismo mata. E quando um governo se preocupa com isso, demonstra uma valorização e vê o servidor como um ser humano", disse Zoraia.

Além de Marcelo e Zoraia, também compuseram a mesa o Secretário Municipal de Recursos Humanos, Aristofanis Quirino; e o coordenador do Sesmt, Antônio Agostinho Terra. Os outros palestrantes desta segunda-feira foram: Stenio Rafael de Pinho Vieira, técnico de segurança da Defesa Civil, que falou sobre Suporte Básico de Vida; e Sabrina Ferrari (acadêmica em enfermagem da UFRJ), que falou sobre Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST's).

Com o tema “A Atitude é Individual, mas a Segurança é Coletiva”, o evento - além de informar sobre as causas mais comuns de acidentes de trabalho, prevenção e como evitá-las - abordará doenças ocupacionais, noções básicas de combate a incêndio, suporte básico da vida, IST 's, tabagismo, dentre outros fatores de risco para o trabalhador. A programação completa está disponível no site da prefeitura.

Foto: Bruno Campos

Leave a Comment