O secretariado foi composto por Paulo Vitor Nunes (Administração), Bruno César (Controladoria Geral), Ivanlécio Vieira (Sub Procurador do município) e Alexandre Aladoga (Tesoureiro do município).
Para melhorar as condições financeiras do município através da formação de convênios, secretários da área econômica de Carapebus e também da procuradoria, participaram e se especializaram em um curso do Sistema de Convênios (Siconv) e OBTV, realizado em Brasília pela Associação Brasileira dos Municípios (ABM). O secretariado foi composto por Paulo Vitor Nunes (Administração), Bruno César (Controladoria Geral), Ivanlécio Vieira (Sub Procurador do município) e Alexandre Aladoga (Tesoureiro do município).
No curso ministrado pela gestora pública Silvia Belle de Campos os participantes aprenderam e aprimoraram a utilização do Sistema de Convênios (Siconv) que foi criado em 2008 para administrar as transferências voluntárias de recursos da União nos convênios firmados com estados, municípios, Distrito Federal e também com as entidades privadas sem fins lucrativos. Entre as vantagens desta ferramenta está a agilidade na efetivação dos contratos, a transparência do repasse do dinheiro público e a qualificação da gestão financeira. A utilização do sistema contribui para a desburocratização da máquina pública e viabiliza investimentos para a educação, saúde, infraestrutura, emprego e outros setores que atendem diretamente à população.
“Foi muito proveitosa nossa ida para o curso, pois aprimoramos nossos conhecimentos sobre o Siconv. Nosso município precisa melhorar seus processos de captação de recursos, bem como realizar as melhores renegociações das dívidas deixadas pela administração anterior. Uma delas de encargos patronais”, detalha Paulo Vitor, da Administração.
O controlador geral, Bruno César juntamente com Paulo Vitor, lembrou que os servidores e todo o secretariado tem buscado aprimoramento em suas áreas para melhorar e ampliar o atendimento e serviço na cidade. “Nos aprofundamos também no sistema de Ordem Bancária de Transferências Voluntárias (OBTV) que permite ao convenente realizar o pagamento a fornecedores de convênios, contratos de repasses e termos de parcerias. Todas essas informações serão compartilhadas com os servidores de nossas pastas para que todos possam aprimorar ainda mais suas ações”, explicou Bruno César.
O secretário de Administração, Paulo Vitor salientou que esse curso, bem como os que tem sido realizados no Tribunal de Contas do Estado vai de encontro as determinações e ações da prefeita Christiane Cordeiro que tem peregrinado, em secretarias estaduais, gabinetes de políticos no Estado e em Brasília, em busca de recursos e programas que beneficiem Carapebus. “Ainda em Brasília aproveitamos para fazer visitas no Congresso e na oportunidade, mantivemos diálogos com os deputados federais, Roberto Sales, Júlio Lopes e Felipe Bornier. Em nossas conversar mostramos o interesse em ampliar nossos diálogos em busca de recursos e todos foram bem receptivos a essa questão. Estamos contando com esse apoio político para a cidade’, finalizou Paulo Vitor.
Leave a Comment