Em cerimônia realizada na última semana em São Paulo, o município do Norte Fluminense passou a integrar a entidade pela primeira vez em sua história
Bertha Muniz
Com a posse do secretário de Meio Ambiente de Carapebus, Lenildo Lamóglia, eleito presidente do Conselho Fiscal da Associação Nacional de Órgãos Municipais de Meio Ambiente (ANAMMA) em cerimônia realizada na última semana, em Campinas, São Paulo, o município do Norte Fluminense passou a integrar a entidade pela primeira vez em sua história.
A ANAMMA tem como objetivo fortalecer os Sistemas Municipais de Meio Ambiente, para implantação de políticas ambientais que venham preservar os recursos naturais e melhorar a qualidade de vida dos cidadãos. A entidade faz parte do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) e tem poder de interlocução com os órgãos federais do setor.
Na avaliação do secretário, a escolha de seu nome para fazer parte da associação é uma demonstração de como Carapebus está sendo vista como preocupada em ser atuante na área ambiental. “Além de fortalecer os sistemas ambientais da cidade, temos buscado melhorias técnicas promovendo intercâmbio e participando de encontros, cursos e mesmo interagindo com autoridades do setor na esfera estadual e nacional” destaca.
A integração com a entidade atende às determinações da prefeita Christiane Cordeiro, que vem demonstrando em sua gestão uma grande preocupação quanto à melhoria de vida da população com ações ambientais, tornando a cidade uma referência na região, pelas soluções de menor custo para as operações utilizando além do conhecimento técnico de seus profissionais, o diálogo aberto com as autoridades do setor.
ANAMMA
Fundada em Curitiba em 1988, a ANAMMA, como Associação Nacional de Municípios e Meio Ambiente, vem marcando sua presença no desenvolvimento de ações para o fortalecimento institucional municipal em defesa do meio ambiente. Entidade precursora da grande evolução com o início da descentralização nos anos 90 com a criação, nas principais cidades brasileiras de secretarias municipais de meio ambiente.
A ANAMMA tem tido em sua história relevante papel na estruturação e resolução de conflitos interinstitucionais na área ambiental, tais como, a aprovação da resolução nº 237 do CONAMA regrando o Licenciamento Ambiental, a criação das Comissões Tripartite Nacional e Estaduais, a criação e regulamentação do Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC), a luta pela regulamentação do Artigo nº 23 da Constituição Federal e a aprovação da Política Nacional de resíduos Sólidos.
Leave a Comment