A campanha Agosto Lilás, de conscientização e combate à violência contra a mulher em Macaé teve uma atividade na Câmara Municipal nesta terça-feira, 23, com a presença da secretária de Políticas para as Mulheres, Jane Roriz, no plenário, para abordar o tema.
A gestora foi acompanhada de outros representantes do governo e de órgãos de segurança, como a Patrulha Maria da Penha, a 123ª Delegacia de Polícia Civil (123ª DP), e do 32º Batalhão de Polícia Militar (32º BPM).
O espaço, que foi cedido pelos vereadores no Grande Expediente, foi precedido por uma fala do presidente da Casa, Cesinha (PROS), que elencou dados do país, com base em recente estudo divulgado pelo Senado Federal, lembrando que, março de 2020 a dezembro de 2021, o Brasil registrou 2.451 feminicídios e mais de 100 mil estupros.
“Friso a importância de termos uma Secretaria da Mulher, com psicólogas, assistentes sociais e advogadas especializadas”, ressaltou Jane Roriz.
A secretária, nomeada com a criação da pasta, após reforma administrativa aprovada em abril desse ano, lembrou também que a violência contra a mulher não é só física, mas psicológica, institucional, social e até obstétrica.
“Somos mulheres brancas, negras, indígenas, com deficiência”, acrescentou Jane Roriz, considerando as demandas específicas de cada grupo.
Entre as políticas realizadas pela pasta, a secretária mencionou a Unidade Móvel de Atendimento à Mulher, que é um ônibus que percorre a cidade, e também pontos de assistência social voltados à mulher, no Lagomar, na região central, e em Córrego do Ouro, na região Serrana.
Secretário de Ordem Pública, Alan de Oliveira explicou que as mulheres estão entre os públicos mais fragilizados que a pasta busca priorizar, encorajando as mulheres do município para que elas denunciem crimes de violência.
A pasta abriga a Coordenadoria da Patrulha Maria da Penha, que, entre abril de 2021 a maio de 2022, realizou 4.391 atendimentos, sendo 2.208 telefônicos, além de 142 denúncias e 161 registros em delegacia.
Única mulher da atual legislatura da Câmara, a vereadora Iza Vicente (REDE) questionou as autoridades sobre um local mais adequado para a sede da Patrulha Maria da Penha, além de pedir mais viaturas para o órgão.
Em resposta, o secretário de Ordem Pública afirmou que até o final do ano o órgão terá um imóvel no bairro da Imbetiba, e o comandante do 32º BPM, o tenente-coronel Marcelo Arêdes, revelou que Macaé será contemplada com veículos dos 528 que o Estado receberá da União.
Leave a Comment