X

Secretaria de Educação de Macaé participa de encontro em Quissamã para avaliar Plano Municipal de Educação

Novas salas da Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Mai Carmen de Jesus, na Praia Campista. Macaé/RJ. Data: 05/03/20118. Foto: Rui Porto Filho

Plano Municipal de Educação de Macaé tem como objetivos a elevação global do nível de escolaridade da população, a melhoria da qualidade do ensino, a redução das desigualdades sociais, entre outros

A Prefeitura de Macaé revelou, na última semana, alguns resultados de encontros voltados para ações que visam ao monitoramento e avaliação do Plano Municipal de Educação (PME).

Segundo a prefeitura, o objetivo dos encontros realizados pela Secretaria de Educação é obter dados para acompanhar as estratégias e ações referentes ao cumprimento das metas estabelecidas pela pasta.

Para isso, uma equipe formada por representantes do Ensino Fundamental, Supervisão Escolar, Programas, Projetos e Conselhos Escolares, que atuam na secretaria, se reuniram em Quissamã, na semana passada, com a Secretária Estadual de Educação do Rio, Denise Corecha, que também atua como técnica orientadora de monitoramento e representante do Ministério da Educação (MEC).

O encontro serviu para colaborar com o plano, que apresenta dados e metas abrangendo a Educação Infantil, Especial, de Jovens e Adultos e Ensino Fundamental, destacando também diretrizes para a Educação Superior para os próximos 10 anos, conforme a Lei Federal 10.171, de 2001, que estabelece o Plano Nacional de Educação (PNE), que visa assegurar continuidade das políticas públicas no setor.

Em Macaé, o PME foi sancionado pelo Prefeito Dr. Aluízio (PMDB), por meio da Lei 4.106, de 2015, depois de aprovação – com muita polêmica – pela Câmara, e tem como objetivos a elevação global do nível de escolaridade da população, a melhoria da qualidade do ensino em todos os níveis, a redução das desigualdades sociais no tocante ao acesso e à permanência, com sucesso, na educação.

Na lista também estão a democratização da gestão do ensino público nos estabelecimentos oficiais, o que implica na participação dos trabalhadores da educação. A elaboração do projeto político-pedagógico da escola e a participação das comunidades escolares e locais em organizações estudantis, conselhos escolares e gestores também fazem parte do PME.

Participaram do encontro representantes dos municípios de Quissamã, Carapebus, Conceição de Macabu, Casimiro de Abreu e Rio das Ostras, que ouviram atentamente de Denise Corecha a apresentação de estratégias para acompanhar e reavaliar o andamento do PME.

Leave a Comment