X

Reunião do Cidennf debate temas relacionados ao desenvolvimento da agricultura na região

O Consórcio Público Intermunicipal de Desenvolvimento do Norte e Noroeste Fluminense (Cidennf) promoveu, na última semana, em São Francisco de Itabapoana, mais uma reunião para discutir o desenvolvimento da agricultura da região.

Durante o encontro, o secretário de Agroeconomia de Macaé, Dudu Jardim, destacou que o Cidennf busca uma solução em conjunto com todos os secretários municipais de agricultura para o período de estiagem que vive o Norte e Noroeste Fluminense.

“Uma das ações que realizaremos será alimentarmos o banco de dados do consórcio com informações pluviométricas sobre o quantitativo de chuvas na região para tomadas de decisões”, explicou Dudu Jardim.

A reunião contou com representantes da Câmara Técnica de Agricultura do Cidennf, que debateram a possibilidade de estiagem na região, com a apresentação de diversas questões pelos membros dos municípios consorciados.

Os secretários municipais presentes levantaram ainda a necessidade de nova reunião com o presidente do Instituto Estadual de Ambiente do Rio (Inea), Nestor Prado Júnior, e com o secretário federal de Relações Institucionais, André Ceciliano (PT-RJ).

Entre os temas desse encontro, estarão assuntos relacionados à segurança e recursos hídricos, em especial sobre um projeto de lei que cria um fundo para financiar investimentos em atividades produtivas nos 22 municípios do Norte e Noroeste Fluminense, que estão sendo afetados pela crescente queda dos índices de chuva.

Durante o encontro de São Francisco de Itabapoana, foram discutidos também assuntos relacionados à Patrulha Mecanizada AgroCidennf e à agricultura nos municípios consorciados, além da realização da eleição do coordenador da Câmara Técnica de Agricultura, cargo que será ocupado pelo secretário de Agricultura de Campos dos Goytacazes, Almy Júnior.

Além de São Francisco de Itabapoana, a reunião contou com a presença de representantes de Macaé, Varre-Sai, Quissamã, Campos dos Goytacazes, São João da Barra, Bom Jesus do Itabapoana e Cardoso Moreira.

Leave a Comment