X

Representantes da Ocyan e da Fundação Norberto Odebrecht apresentam resultados do PDCIs em Macaé

O prefeito Welberth Rezende (CIDADANIA) recebeu, nessa quarta-feira, 18, representantes da empresa Ocyan, parceira do município na promoção de ações de inovação nas linhas de produção de pequenos produtores da região serrana, oferecendo suporte técnico através da Fundação Norberto Odebrecht.

Implementadas em julho do ano passado, o Programa de Desenvolvimento e Crescimento Integrado com Sustentabilidade (PDCIs) teve seus primeiros resultados apresentados pelas equipes da Ocyan e da Fundação Norberto Odebrecht.

Representando o governo municipal, além do prefeito, estavam na apresentação dos resultados os secretários de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda, Rodrigo Vianna, e de Agroeconomia, Dudu Jardim.

No encontro, Welberth Rezende afirmou que o governo tem investido na reestruturação de todo o arranjo de apoio ao agronegócio da cidade, garantindo a aquisição da produção da agricultura familiar, além de desenvolver projetos de polo de armazenagem de grãos e de um novo centro de distribuição de toda a produção agrícola e hortifrutigranjeira do município.

“Nós estamos diversificando a nossa economia, com os olhos voltados para as atividades que são a origem da nossa cidade. Entendemos a nossa vocação do petróleo, mas precisamos olhar sempre para a agricultura, a pecuária, e tantas outras atividades que representam a nossa origem”, avaliou o prefeito.

De acordo com o município, o PDCIs ajuda a mapear características das propriedades rurais, potencial de produção, e capacidade de incremento de novas safras e plantios de hortaliças, verduras, legumes e frutas.

“O resultado desse 1º trabalho nos permite ampliar o programa para atender a mais produtores rurais de Macaé, cidade onde a nossa empresa atua. E a proposta é garantir que esse conhecimento seja transformado em desenvolvimento de produção e renda para essas famílias”, destacou o vice-presidente de pessoas e gestão da Ocyan, Nir Lander.

A prefeitura revela ainda que o PDCIs oferece um relatório que permite aos produtores terem acesso a novas linhas de comercialização da produção, baseadas em estratégias da agricultura familiar, e em estratégias de incentivo criadas pelo governo municipal, governo estadual e governo federal.

A apresentação do relatório aos representantes do governo municipal foi feito pela analista especialista em responsabilidade socioambiental da Ocyan, Katia Santos, e pelas representantes da Fundação Norberto Odebrecht que participam da coordenação e execução do PDCIs em Macaé, Claudia Pimentel, Cristiane Costa do Nascimento, e Wendy Wicks.

Financiado pela Ocyan, o PDCIs é desenvolvido pela equipe da Fundação Norberto Odebrecht junto aos pequenos produtores rurais que compõem a Associação dos Produtores da Agricultura Familiar do Sana (APAF-Sana).

“São promovidas ações educativas para o desenvolvimento econômico e sustentável, de promoção e práticas de conservação ambiental, acesso à inovação e tecnologia, que ajudam a melhorar e ampliar o plantio, além de orientações sobre acesso de linhas de créditos rurais que ajudam na manutenção das atividades atuais e possibilitam o incremento de produção”, explicou a prefeitura.

Leave a Comment