Proposta surgiu após um encontro entre o Deputado Estadual Bruno Dauaire e representantes da União dos Cegos do Norte Fluminense
Bertha Muniz
Visando ampliar a discussão sobre pessoas com deficiências limite, o Deputado Estadual, Bruno Dauaire apresentou na ALERJ projeto de Lei que transforma o mês de Abril num mês dedicado a campanha estadual de prevenção à saúde ocular e prevenção contra os riscos da cegueira evitável, denominado "ABRIL MARROM". A proposta surgiu após um encontro com representantes da União dos Cegos do Norte Fluminense (UCNF).
Na conversa, o deficiente visual e presidente da UCNF, Luiz Felipe, destacou que aproximadamente 285 milhões de pessoas no mundo vivem com baixa visão ou cegueira, sendo 39 milhões cegas e 246 milhões com deficiência visual moderada ou grave, segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS).
André Carvalho, assistente social e diretor da UCNF, ressaltou que existem mais de 1,2 milhão de cegos no país, sendo que quase 700 mil brasileiros cegos poderiam estar enxergando normalmente se tivessem recebido tratamento adequado, no tempo necessário.
A lei proposta pelo Deputado Estadual Bruno Dauaire, visa alterar as condições de saúde ocular no estado do Rio de Janeiro, através de campanha de conscientização, estimulando corporações, governos, instituições e a população a empenhar-se na prevenção da saúde ocular, evitando prejuízos irreparáveis como a cegueira e suas consequências sociais na sociedade.
“Essa foi nossa primeira ação política, mas continuaremos lutando para alterar o quadro de saúde ocular no Rio de Janeiro, utilizando nosso mandato para propor alternativas que possibilitem o acesso facilitado de todos os fluminenses, em todas as idades, ao atendimento médico oftalmológico" afirmou o Deputado Estadual Bruno Dauaire demonstrando bastante engajamento no tema.
Membros da UCNF, Ronaldo Santos e Everson de Jesus, ambos deficientes visuais, também participaram do encontro e destacaram que no mês de abril a UCNF realizou na cidade de Macaé uma série de debates e apresentações educativas e acreditam que com a proposta de Lei apresentada pelo Deputado Bruno Dauaire, a campanha ganhará nova envergadura a partir dos próximos anos e os resultados serão valiosos nos quesitos de saúde e social.
Leave a Comment