X

Programação do mês da Consciência Negra no Solar do Mellos, em Macaé, tem eventos nessa semana e na próxima

O Solar dos Mellos – Museu da Cidade de Macaé recebe, nessa quarta-feira, 23, mais uma edição do Café Literário, às 18h30, que reunirá os professores, Pedro Dorneles e Jorge Luís Rodrigues, dentro da programação pelo mês da Consciência Negra.

Aberto ao público e gratuito, o evento abordará a publicação “Educação das Relações Raciais no Ensino Básico, Técnico e Tecnológico”, de Alexandre do Nascimento, e o livro “Negritude, Poderes e Heroísmos”, de Elbert de Oliveira Agostinho, com estudos sobre representações e imaginários nas histórias em quadrinho.

Enquanto o 1º livro, de publicação coletiva, reúne estudos, relatos e reflexões de pesquisas, práticas pedagógicas e de gestão, projetos de iniciação científica e tecnológica, visando contribuir para a construção da igualdade racial e de uma cultura sem racismo, o 2º livro reúne super-heróis e super-heroínas que, entre suas vivências, entendem a urgência de textualidades que decifrem ou denunciem estereótipos.

A programação do mês da Consciência Negra no Solar dos Mellos continua no próximo dia 30, a partir das 19h, com mais uma edição do Curta no Museu, com a exibição do documentário experimental “Pontes”, seguida de uma roda de conversa mediada pelo produtor cultural, Hélder Santana.

As atividades da programação começaram nessa segunda-feira, 21, com a contação de histórias de Rosane Carvalho, a Tia Rô, para os alunos da Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Professora Hilda Ramos Machado, do Centro.

“Resolvemos trazer diversos contos como uma forma de mostrar que todos somos diferentes e que cada um é especial do seu jeitinho, trazendo, para o contexto das crianças, reflexões sobre aceitação, autoafirmação e a importância de se achar lindo do jeito que se é”, disse Patrícia Barboza, diretora do Solar dos Mellos, que funciona na Rua Conde de Araruama, 248, no Centro.

Leave a Comment