X

Programa de Equoterapia de Macaé completa 10 anos ajudando no tratamento de pacientes infantis na cidade

Comemoração 10 anos do serviço de Equoterapia. Macaé/RJ. Data: 18/07/2023. Foto: Rui Porto Filho

A Prefeitura de Macaé iniciou, nessa semana, no Parque de Exposições Latiff Mussi Rocha, as comemorações do aniversário de 10 anos do seu programa de Equoterapia, reconhecido como um dos centros de excelência no país.

Sede do programa de Equoterapia, o Parque de Exposições recebeu ações da Unidade de Odontologia Móvel, conhecida como Odontomóvel, além da Escolinha de Trânsito, oficinas de cupcake e de jardinagem, animação, brinquedos, e distribuição de lanches, entre outras.

Segundo a prefeitura, as comemorações do aniversário de 10 anos do programa continuam na próxima quarta-feira, 26, com um almoço, às 11h30, que também acontecerá no Parque de Exposições.

O programa de Equoterapia usa cavalos nas atividades desenvolvidas por profissionais multidisciplinares, formados por auxiliar-guia, psicólogo, fisioterapeuta e motorista, permitindo que os animais trabalhem a força, equilíbrio, concentração, noção de espaço e tempo e coordenações motoras dos pacientes.

Para a coordenadora da Divisão de Fisioterapia e Reabilitação, da Secretaria de Saúde, Janiane Nunes, é por atender crianças com autismo, entre outras necessidades, e oferecer qualidade de vida e bem-estar a elas e suas famílias que o programa chega aos 10 anos com trabalho de excelência.

“É muita satisfação comemorarmos 10 anos desse programa. É uma conquista e devemos tudo à equipe pelo excelente trabalho que desenvolve. No governo municipal atual, o programa foi ampliado e o trabalho tem ganhado visibilidade como nunca antes”, destacou Janiane Nunes.

Coordenador do programa, Thiago Franco contou que, atualmente, o programa de Equoterapia atende 155 pacientes, e tem a meta de ter mais 50 novos até o fim do ano, ampliando o atendimento do programa que atende crianças a partir de 2 anos sem limite máximo de idade.

“Nosso atendimento é integral, pois acolhemos também as famílias no acompanhamento à criança”, observou Thiago Franco, acrescentando que, para ter acesso ao atendimento, as crianças precisam apresentar um laudo médico com encaminhamento para a Equoterapia no tratamento.

De acordo com a prefeitura, a ação dos 10 anos do programa acontece em parceria com outros órgãos municipais, com a participação do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), que levou o Odontomóvel para o evento, atendendo 20 crianças com restauração, limpeza, aplicação de flúor e outros serviços.

Coordenadora de Odontologia da Secretaria de Saúde, Carla Bitencourt contou que as crianças que precisaram de outros procedimentos receberam, na hora, o encaminhamento para o tratamento no CEO, que fica no centro da cidade.

“Nosso objetivo durante esse evento é captar essas crianças porque muitos pais não levam ao dentista, por dificuldade de acesso ou falta de conhecimento, e aqui elas têm o atendimento odontológico que precisam”, comentou Carla Bittencourt.

Durante o evento de comemoração dessa semana, a Coordenadoria de Educação para o Trânsito, da Secretaria de Mobilidade Urbana, participou com a Escolinha de Trânsito, que chamou a atenção das crianças que interagiram o tempo todo com os agentes guias, aprendendo sobre a importância do respeito às leis de trânsito.

“A nossa ideia é levar às crianças conceitos de segurança e cidadania no trânsito porque é de pequeno que se aprende sobre trânsito. Nessa idade a criança começa a entender que a educação é necessária para um trânsito melhor. Educando nossas crianças teremos motoristas melhores no futuro, e elas servem até de fiscais dos pais para que dirijam melhor”, explicou o coordenador de Educação para o Trânsito, Leandro Aracati.

Além das crianças, o programa de Equoterapia de Macaé também atende um paciente idoso de 82 anos e conta, também, com uma unidade em Córrego do Ouro, na região serrana, lembrando que o trabalho é realizado de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Leave a Comment