X

Prefeitura de Macaé se reúne com o SENAI para discutir oferta de qualificação profissional no município

 

O prefeito de Macaé, Welberth Rezende (CIDADANIA), celebrou mais uma conquista da gestão que vem defendendo a revisão da regra da exigência de experiência profissional para os trabalhadores contratados pelo mercado de óleo, gás e energia.

Em reunião realizada nesta quinta-feira, 8, com a gerente operacional do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), Eliane Azevedo, o prefeito considerou um avanço a mudança nos pré-requisitos de contratações do setor na cidade.

“O governo municipal avança na construção de um novo modelo de qualificação profissional ofertada pela rede pública municipal, que ofereça todas as condições necessárias para que a população macaense tenha acesso à série de contratações formais realizadas atualmente pelas empresas que participaram da cadeia produtiva offshore”, avaliou a prefeitura.

Entre os avanços, estão a construção de uma grade de cursos financiados pelo governo, com o credenciamento das instituições reconhecidas pelo mercado, tema da reunião desta quinta-feira, entre o chefe do Executivo e a gerente do SENAI.

No encontro, Welberth Rezende destacou que o atual desempenho do governo em garantir a Macaé o maior saldo de geração de empregos na região, com mais de 5 mil postos de trabalho criados só neste ano, representando o compromisso da gestão em garantir ao cidadão macaense o acesso à contratação formal.

“Estamos trabalhando muito para proporcionar aos nossos cidadãos, além da oportunidade de emprego, o acesso à qualificação exigida pelas empresas que estão na cidade. E, neste sentido, o SENAI é uma referência para nós em formar mão de obra preparada para atender ao mercado do petróleo e demais segmentos que participam da rede do óleo, gás e da energia”, comentou Welberth Rezende.

A prefeitura lembra que a proposta apresentada pelo prefeito é buscar a expertise do SENAI para definir uma nova grade de cursos financiados pelo município e destinados à formação e qualificação de profissionais de Macaé.

“A proposta é identificar o profissional que busca essa qualificação como a porta de entrada para este novo cenário econômico da região. A construção desta parceria é positiva para a nossa instituição”, afirmou Welberth Rezende.

A reunião também contou com a participação dos secretários adjuntos de Trabalho e Renda, Sabrina Nunes; de Qualificação Profissional, Dennis Madureira; de Licitações e Contratos, Gustavo Gusmão; além da chefe de gabinete da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda, Mariana Previtalli; do coordenador da Comissão Municipal da Federação das Indústrias do Estado do Rio (Firjan), Gualter Schelles; do coordenador operacional de educação profissional do SENAI, Wagner Pinto; e da analista de negócios do SENAI, Lilian Mara Alves.

Leave a Comment