X

Prefeitura de Macaé inaugura nova sede do Programa IST/AIDS no Centro com a presença de gestores da Saúde

Inauguração da nova sede do Programa IST/AIDS. Macaé/RJ. Data: 10/10/2022. Foto: Rui Porto Filho

A Prefeitura de Macaé inaugurou, nessa segunda-feira, 10, uma nova sede, também no centro da cidade, para o Programa IST/AIDS, que cuida do atendimento de doenças sexualmente transmissíveis na rede pública municipal de saúde.

A mudança de endereço, porém, não trará transtornos para os pacientes que tratam dessas doenças na rede pública municipal de saúde já que a nova sede fica localizada justamente em frente ao antigo endereço, na Rua Alfredo Backer , 177, no Centro.

Segundo a prefeitura, o objetivo da nova sede, considerada mais ampla, é aprimorar o serviço prestado aos usuários, com o aumento no número de consultórios, de 3 para 8, além de novas especialidades que passarão a estar disponíveis no local, como endocrinologista e nutricionista esportivo.

“Gostaria de agradecer e parabenizar o empenho da equipe. Este novo espaço oferece condições necessárias, não só para um atendimento digno ao usuário, como também para os profissionais que aqui atuam. Estamos avançando e continuaremos a avançar, entregando outras ações em benefício da população e da nossa força de trabalho”, comemorou o secretário de Saúde, Alexandre Cruz (CIDADANIA).

Durante a cerimônia de inauguração do novo espaço, o gestor esteve acompanhado das secretárias adjuntas de Alta e Média Complexidades, Mayara Rezende, e de Atenção Básica, Natália Antunes, além de outras autoridades.

O município lembra que o Programa IST/AIDS conta com cerca de 1.300 usuários cadastrados e realiza uma média de 150 atendimentos diários, oferecendo atendimento nas especialidades de psicologia, serviço social, nutrição, ginecologia, saúde do homem, pediatria, e enfermagem, além laboratório e farmácia.

O horário de funcionamento da nova sede do Programa IST/AIDS segue sendo de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h, e das 13h30 às 17h. Para a coordenadora do programa, Sandra Barcelos, o empenho da equipe também continua em promover um atendimento acolhedor e humanizado.

“Outra novidade é que, agora, o atendimento do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) passa a ser por livre demanda, sem a necessidade de agendamento. Nosso serviço multidisciplinar garante que, em caso de resultado positivo para qualquer uma das Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), como sífilis, herpes genital ou HIV (vírus da AIDS), a pessoa receba toda orientação necessária para que possa realizar seu tratamento e acompanhamento”, afirmou Sandra Barcelos.

A solenidade de inauguração da nova sede do programa contou ainda com a presença da gerente de Vigilância em Saúde, Elenice Chagas; dos secretários adjuntos de Relações Institucionais, Edilson Simões; de Comunicação, Edie Lameu; e de Cerimonial, Kléber Costa; além do vereador Rond Macaé (PATRIOTA).

Leave a Comment