X

Prefeitura de Macaé firma parceria com iniciativa privada para fomentar o turismo na cidade

Córrego do Buião e Pico do Frade. Óleo; Distrito de Glicério. Macaé - RJ. Data 11/01/2014. Foto João Barreto/Prefeitura de Macaé

Ações foram discutidas nesta semana entre o prefeito e empresários do setor

Tunan Teixeira

Com um enorme potencial turístico praticamente inexplorado, a cidade de Macaé, um das poucas no país a reunir os atrativos de balneário e da região serrana do estado, deu mais um passo no sentido de fomentar o turismo.

“Conhecida como Princesinha do Atlântico, atualmente é um dos mais prósperos municípios do Rio de Janeiro. A grande exploração de petróleo na região não ofusca a vocação para o turismo ecológico. Além de abrigar uma faixa do Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba, detém um precioso conjunto de atrações naturais representado por praias, matas, ilhas, rios, cachoeiras e lagoas. A grande atração turística é o riquíssimo complexo ecológico de Sana, por onde corre o Rio Sana, localizado na Região Serrana”, descreve em seu site, a Companhia Estadual de Turismo do Rio de Janeiro (TurisRio) sobre a cidade.

E foi justamente pensando em aproveitar todas essas qualidades turísticas, que, na última quarta-feira, 7, o Prefeito Dr. Aluízio (PMDB) se reuniu com empresários e outros representantes do setor para discutir ações e firmar uma parceria com a iniciativa privada voltada para a área, que, não é de hoje, vem sendo apontada como uma das potenciais saídas para a diversificação da economia do município, hoje ainda muito dependente da indústria do petróleo.

“Que Macaé tem forte potencial turístico e cultural já não é segredo para ninguém. Uma parceria, entre a prefeitura e iniciativa privada, pode potencializar ainda mais essas atividades, gerando oportunidades no município”, analisou o governo municipal.

Segundo Dr. Aluízio, neste momento é importante ouvir quem está ligado diretamente ao turismo, pois a cidade que, ao longo dos anos se consolidou com o segmento do turismo de negócios, também possibilita o turismo de lazer.

A prefeitura revelou nesta quinta-feira, 8, que uma das ações definidas na reunião é a reativação do Conselho Municipal de Turismo, cujo projeto para modificação da lei que versa sobre o tema já teria sido encaminhado para apreciação da Câmara Municipal.

“Trouxemos a iniciativa privada para colaborar com as decisões a serem implantadas para o fomento do turismo da cidade”, contou o Secretário Adjunto de Turismo, Leonardo Anderson.

A expectativa é de que a proposta seja analisada pela Mesa Diretora, e que entre na pauta já na próxima semana, quando deve começar tramitar, embora a prefeitura não tenha informado se encaminhou o projeto com pedido de urgência ou não.

As sessões ordinárias da Câmara Municipal de Macaé acontecem as terças e quartas-feiras, sempre a partir das 10h, no Palácio Natalio Salvador Antunes, km 3,5 da Rodovia do Petróleo, na Virgem Santa.

Foto: João Barreto

Leave a Comment