Vereador oposicionista tentou acusar o governo de ignorar o Legislativo, mas processo foi arquivado
Tunan Teixeira
A sessão da Câmara de Macaé nesta terça-feira, 22, começou com uma polêmica antiga no Legislativo macaense, que desde o mandato passado, acusa a gestão do Prefeito Dr. Aluizio (PMDB), de não responder às proposições dos vereadores.
Na manhã desta terça, porém, a oposição, principalmente Maxwell Vaz (SD) e Dr. Luiz Fernando (PTdoB), tiveram que engolir as acusações, depois que o líder do governo, Dr. Márcio Bittencourt (PMDB), trouxe uma lista com todos os requerimentos e indicações aprovados pela Câmara respondidos pela prefeitura.
A lista, dividida por parlamentar, traz dados curiosos, como o alto número de respostas concedidas pelo Executivo às solicitações justamente da oposição. Ao todo, já foram 565 proposições feitas, somados os 7 vereadores de oposição, sendo que desse número, 240 já foram respondidas pelo governo, totalizando 42,48% deles respondidos.
Apesar das reclamações dos parlamentares oposicionistas, a porcentagem é apenas 5,28% menor do que a de requerimentos e indicações respondidas aos membros da bancada governista.
Das 934 proposições que os 9 vereadores governistas apresentaram no atual mandato, apenas 446 respondidos, ou seja, 47,76%. Número que revela que, diferente do que alega a oposição, mesmo com a complicada relação entre o Legislativo e os secretários municipais, a atual gestão vem tratando os vereadores da mesma forma.
Dentre os vereadores de oposição, proporcionalmente, o que mais teve proposições atendidas foi George Jardim (PMDB), que apesar de permanecer do mesmo partido do prefeito, desde o início do ano, vem criticando asperamente o governo que defendeu pelos últimos 4 anos, teve 65,5% das proposições respondidas pelo governo (32 respostas de 49 proposições). E o segundo, mais curiosamente ainda, é justamente Maxwell, com 50,8% das proposições respondidas (35 de 69).
“O José Alvitos (Secretário Ajunto de Planejamento) me mandou essa lista aqui com os números de requerimentos e indicações que foram aprovadas por esta Casa nesse mandato e também o número dos que foram respondidos, para provar que o governo tem sim respondido às solicitações dos vereadores. Se não respondeu todos ainda, é porque a demanda está muito grande, mas que todos tenham paciência porque serão respondidos. O vereador Maxwell, que entrou com um processo contra o prefeito alegando que ele não responde, processo esse que foi arquivado, agora pode conferir os números; estão aqui, é só olhar”, alfinetou o líder do governo.
Foto: Igor Faria
Leave a Comment