X

Prefeitura de Macaé apresenta propostas para as mulheres em sessão especial na Câmara nesse 8 de março

Convidada pela vereadora Iza Vicente (REDE) em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, nessa quarta-feira, 8 de março, a Secretaria de Políticas para as Mulheres de Macaé apresentou projetos, ações e desafios para esse ano de 2023.

A apresentação aconteceu durante o Grande Expediente da sessão especial da Câmara Municipal que foi presidida pela única parlamentar mulher, a convite do presidente da Casa, vereador Cesinha (SOLIDARIEDADE).

Secretária da pasta criada em abril do ano passado após reforma administrativa, Sheila Juvêncio começou a explanação com dados do Dossiê Mulher 2022, divulgado pelo Instituto de Segurança Pública (ISP) que reúne informações de crimes contra as mulheres no Estado do Rio.

“Não seria possível começar essa apresentação de outra maneira que não seja expondo um grave problema: todas as formas de violência contra a mulher aumentaram em 2022. Essa pesquisa mostra que a violência contra as mulheres brasileiras alcançou um número alarmante no país”, alertou Sheila Juvêncio.

Os dados foram reforçados pela vereadora Iza Vicente, que enfatizou as múltiplas formas de agressão sofridas pelas mulheres, física, verbal, psicológica, econômica, patrimonial, simbólica e sexual, que incluem julgamentos, piadas, descrédito, cobrança excessiva, perseguições e exclusões dos espaços de negociação e decisão, além das inúmeras tentativas de controlar a conduta das mulheres.

“Em Macaé, 3 mulheres são agredidas por dia”, revelou a vereadora, reforçando que as mulheres vêm sendo “agredidas no parto, nos ônibus, em festas e nos parlamentos. Mas eu seguirei pautando as lutas femininas”.

Durante sua explanação, Sheila Juvêncio falou sobre as ações que estão sendo implementadas neste Mês da Mulher, e anunciou a inauguração da Sala Lilás no Hospital Público Municipal (HPM) e o lançamento do serviço de acolhimento provisório institucional.

Como vem acontecendo nesse mandato, os vereadores elogiaram a gestão do prefeito Welberth Rezende (CIDADANIA), destacando dessa vez a iniciativa da criação da Secretaria de Políticas paras as Mulheres.

Segundo o vereador Paulo Paes (UNIÃO), já está em tramitação na Casa um projeto de sua autoria para endurecer a punição contra os agressores de mulheres, impedindo os agressores de terem contratos com o município, seja como pessoa física ou jurídica.

“Se for aprovado [o projeto], o homem que agredir uma mulher ficará impedido de prestar serviço para o município”, contou Paulo Paes.

O líder da bancada do governo na Casa, vereador Luciano Diniz (CIDADANIA), porém, lembrou as poucas representantes femininas que passaram pelo Legislativo como vereadoras. Nos últimos 10 anos, além de Iza Vicente, apenas a ex-vereadora Renata Thomaz (PSC) ocupou uma das 17 cadeiras da Câmara de Macaé.

Leave a Comment