O prefeito de Macaé, Welberth Rezende (CIDADANIA), visitou, nessa quarta-feira, 1 de fevereiro, as obras de macrodrenagem do Canal Fábio Franco, mais conhecido como Linha Vermelha, para verificar o andamento dos trabalhos.
Na companhia do ex-prefeito Riverton Mussi (PDT), e dos técnicos da empresa Enza, responsável pela execução das obras, Angelo Areal e Rodrigo Mendes, o prefeito ressaltou a importância dos trabalhos nesse trecho do canal.
“Estamos dando continuidade às obras nesse trecho, na altura do bairro Visconde de Araújo, onde já morei, e vivi, de perto, o problema, de ter visto as águas das chuvas invadirem as casas. Com essa obra, vamos levar mais desenvolvimento para esse local”, afirmou Welberth Rezende.
De acordo com a prefeitura, as obras de macrodrenagem têm o objetivo de resolver os problemas de alagamentos e enchentes provocados pelas chuvas, que sempre trazem preocupações para os moradores de diversas localidades da cidade.
Convidado para a visita, o ex-prefeito Riverton Mussi, que segue inelegível até 2027 depois de condenação por improbidade administrativa por contratação sem licitação em 2022, é importante dar continuidade às obras que tiveram início na sua gestão, que durou 2 mandatos, entre 2005 e 2012.
“Infelizmente não houve continuidade, mas agora fico feliz que muitas obras que foram iniciadas lá atrás estão em andamento. Essa obra será muito importante para evitar o sofrimento das pessoas”, afirmou Riverton Mussi.
Engenheiro da empresa Enza, Angelo Areal explicou que, no local, estão sendo construídas galerias fechadas de 5,5 x 2,5 metros (m), revelando que já foram executados 2 quilômetros (km) de galerias no canal.
“Já foram feitos 2 quilômetros de galerias executadas, inclusive na Rua Jonas Mussi, no bairro Sol y Mar, que conta com urbanização e acessibilidade para Pessoas com Deficiência (PCDs)”, acrescentou Angelo Areal.
O engenheiro da Enza revelou também que, no projeto das obras, está prevista a ampliação da elevatória que aumentará a capacidade de 6 mil para 22 mil litros por segundo, com 4 bombas, sendo que duas já chegaram ao município.
De acordo com Angelo Areal, a previsão é de que as obras sejam concluídas em 2024, quando a prefeitura acredita que o sistema dará vazão às águas das chuvas recebidas da bacia dos bairros Sol y Mar, Novo Horizonte, Visconde de Araújo, Miramar, Campo d’Oeste, Praia Campista, Glória e outros no entorno.
Leave a Comment