X

Prefeito de Macaé anuncia a recuperação de todas as nascentes da região serrana do município

Em um evento realizado no Bosque da Lagoa na noite dessa segunda-feira, 5, em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, o prefeito de Macaé, Welberth Rezende (CIDADANIA), anunciou a recuperação de todas as nascentes da região serrana do município.

De acordo com a prefeitura, representada no evento também pelas secretarias de Ambiente e Sustentabilidade, e de Educação, as ações serão realizadas com recursos próprios e incluem intervenções em alguns córregos importantes como Frederico e Madressilva.

Durante o anúncio, o prefeito aproveitou para reforçar a importância de ações do governo na área de saneamento da região serrana, com destaque para as Estações de Tratamento de Esgoto (ETE) de várias localidades.

“Liberei, na semana passada, ordem de serviço que irá tirar o esgoto dos rios do Frade, já licenciamos a ETE do Sana, a [ETE] de Glicério já está operando e agora será feita a de Córrego do Ouro”, enumerou Welberth Rezende.

Segundo ele, essas ETEs construídas em todos os rios da região serrana e nas localidades menores fazem com que o esgoto seja enviado para sumidouros, impedindo que seja jogado ‘in natura’ nos rios, preservando o meio ambiente rico pelo qual a região é conhecida.

“O processo da recuperação de todas as nascentes da serra de Macaé já está tramitando e ainda nesse ano, começamos com o reflorestamento nessas áreas”, acrescentou o secretário de Governo, Juninho Luna.

Aproveitando o tema do meio ambiente, o prefeito também ressaltou a necessidade de ações que promovam a consciência ecológica, citando outras ações do município e elogiando a parceria com o Instituto Estadual de Ambiente (Inea), e com o governo estadual.

“Percebemos a transformação que acontece nessa Lagoa através do esporte. O Inea é um grande parceiro. Estamos fazendo um corredor ecológico em 32 hectares (ha) integrando as áreas do Parque Municipal Atalaia e a Reserva Biológica União (ReBio), para que animais possam transitar entre os 2 parques em total segurança”, destacou o Welberth Rezende.

O gestor assegurou ainda que o governo já está agindo para desapropriar uma área dentro do Parque Atalaia, visando a preservação do meio ambiente e do ecossistema do espaço que teve a gestão elogiada pelo superintendente do Inea, Ronaldo Paes Leme.

“Estamos colocando recursos no verde, reflorestando, salvando mata ciliar, estamos desapropriando outra parte grande do Parque Atalaia, para que possamos preservar de forma permanente”, emendou Welberth Rezende.

Também estiveram no evento as secretárias de Ambiente e Sustentabilidade, Isaura Sales, e de Educação, Leandra Lopes, e o secretário adjunto de Defesa Civil, Joseferson de Jesus, além de instituições e empresas parceiras, através de estandes, como o próprio Inea, a Ecologika, o SOS Pecado, a Petrobras e o Marlim Azul.

Leave a Comment